IFRO participa da Campanha “Declare seu amor” promovida pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Rondônia

Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2019, 16h03 | Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2019, 13h20 | Acessos: 1602

alunos campanha

Alunos e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, participaram nos dias 09 e 10 de abril, de ações da Campanha “Declare seu amor”, promovida pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Rondônia, que visa estimular a doação e destinações do imposto de renda ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente.

No dia 09/04 os voluntários da campanha reuniram-se com as turmas dos terceiros anos dos cursos Técnico em Florestas e Informática para explicar sobre o objetivo da ação, bem como sensibilizá-los a participar do pit stop para conscientização da comunidade externa. No dia 10/04 foi realizado o pit stop com os alunos e a equipe da campanha na Av. Marechal Rondon, bairro 2 de abril, onde ocorreu a entrega dos panfletos explicativos sobre como realizar a destinação de até 3% do Imposto de Renda para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A Chefe do Departamento de Extensão do Campus Ji-Paraná, Ellen Vieira Pacífico Silva, comenta que a unidade estabeleceu parceria com a campanha com o objetivo de fazer com que o índice de adesões seja crescente, “[...] com um trabalho de divulgação amplo e que agregue a cada ano um número maior de contribuintes, chamando a atenção da população sobre a importância da adesão à campanha através do Pit Stop que realizamos”.

A Juíza da Vara da Infância e Juventude, Ana Valéria de Queiroz Santiago Ziparro, explica que muitos contribuintes ainda não conhecem a possibilidade legal de doação e destinação de parte do imposto de renda aos Fundos de Direitos “[...] e com esse ato de cidadania, ainda obter a redução do imposto a pagar ou o aumento da sua restituição”.

Para a discente Sarah de Castro Nardoni, a ação é muito interessante, “[...] pois podemos ajudar uma criança sem ter muito. É algo que está ao alcance de todos e não pesa para ninguém ajudar, e como eu, muitas pessoas não conheciam essa campanha, mas com o pit stop tivemos a oportunidade de apresentá-la para mais pessoas, fazendo com que assim mais crianças e adolescentes sejam ajudados”.

Outro aluno que aprovou a ação foi Thaylan Vieira de Almeida. “Achei muito importante a ação que os voluntários fizeram em ir até nosso instituto nós conscientizar a respeito dessa bela campanha que muitos de nós, inclusive eu, não sabíamos que podíamos destinar esse imposto de renda para jovens carentes ao invés de destinar ao governo, que de certa forma vá direto pra ações sociais”, comentou.

Sobre a campanha

A Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Rondônia realizou, no início de 2018, a campanha “Declare Seu Amor” para estimular a doação e destinações do imposto de renda ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente. A ação reconhece que a implementação de projetos na área da infância e juventude fortalece as atividades dos órgãos que compõem toda a rede de apoio social, como instrumento de prevenção, solução rápida e eficiente dos litígios judiciais, além de contribuir para a promoção do estabelecido na Lei n. 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), onde está posto que a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes deve ser assegurada pela família, pela comunidade, pela sociedade em geral e pelo poder público. A campanha atuará para a regularização dos fundos e fiscalização da utilização dos recursos recebidos pelas entidades beneficiadas, contribuindo com a melhor formação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/04_Abril_2019/12-04-19/campanha