Equipe pedagógica do Campus Ji-Paraná promove Formação Docente

Publicado: Quarta, 01 de Fevereiro de 2023, 13h30 | Última atualização em Quarta, 01 de Fevereiro de 2023, 13h31 | Acessos: 18965

Formação Docente em janeiroNos dias 16 a 18 de janeiro de 2023, a equipe pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, promoveu mais um momento de Formação Docente. O encontro foi voltado a professores que ingressaram recentemente na instituição. Com temáticas diversas que tiveram como eixo central o planejamento escolar, foram apresentadas as técnicas e estratégias que poderão ser aplicadas ao ensino, os objetivos traçados na disciplina e a relação com a avaliação da aprendizagem dos alunos.

Entre os depoimentos deixados por alguns dos professores participantes destaca-se: “a formação docente nos permitiu discutir diferentes abordagens de ensino em sala de aula, assim como, refletir sobre algumas situações que eventualmente possam ocorrer e como lidar com elas. Também aprendemos sobre algumas estratégias para se fazer um bom planejamento, o que reflete diretamente na organização e administração de tempo de aula, a fim de que se possa cumprir da melhor forma o que foi estabelecido no início do ano letivo. Por fim, analisamos critérios qualitativos e quantitativos para atribuir notas adequadas aos alunos”.

Eles ainda ressaltaram que o “momento foi importante e necessário para tirar algumas dúvidas, como por exemplo: a forma de ministrar aulas, lidar com turmas numerosas e avaliar os alunos. Ou seja, debatemos questões da docência que muitas vezes não temos tempo de lidar durante o período letivo”. “Apesar de sabermos um determinado assunto e já termos trabalhado esse assunto em anos anteriores, nem sempre cobramos dos alunos da melhor maneira. Assim, técnicas e dicas educacionais ajudam tanto professores quanto alunos”.

Para Ana Quiovetti do Nascimento, Suelene da Silva Batista e Vilson Rafael Batista, pedagogos do IFRO, cada vez mais é necessário promover espaços que proporcionem momentos de parceria pedagógica com o docente, primando sempre pelo diálogo e pela escuta ativa, para tornar a formação continuada efetiva e juntos superarmos as nuances do trabalho docente atual.