Projeto Mãos que Apoiam disseminam Língua Brasileira de Sinais para o Campus Ji-Paraná e comunidade externa

Publicado: Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 08h24 | Última atualização em Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 08h36 | Acessos: 83740

Jipa NapneHá mais de um ano projeto desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, dissemina a Libras (Língua Brasileira de Sinais). A iniciativa começou no mês de outubro de 2021, por meio do Projeto “Mãos que Apoiam: uma proposta de formação em Libras para o IFRO Campus Ji-Paraná”, fomentado pelo Edital 24/2021/JIPA-CGAB/IFRO, de 03 de agosto de 2021.

Por meio da oferta de Curso de Libras, o projeto objetivou fornecer aos aprendizes de Libras subsídios teóricos e práticos para o exercício da comunicação com as pessoas surdas, contribuindo para a divulgação da Libras no campus e na sociedade externa. Contou-se com o apoio de alunos bolsistas ouvintes e um aluno surdo. Entre os resultados das ações, houve a inclusão de alunos, a desconstrução de mitos estabelecidos socialmente com relação às línguas de sinais e houve ainda a realização da identificação visual do campus em Libras, promovendo um ambiente mais inclusivo para os alunos surdos. Além disso, ao fim do projeto os estudantes puderam conhecer e praticar a Libras permitindo uma maior interação com a comunidade surda.

A Coordenadora do projeto, Alice Cristina, considera que “foi um sucesso, os alunos cursistas e os bolsistas se empenharam muito, estudaram, realizaram as atividades propostas e, principalmente, se esforçaram para praticar a conversação em Libras. Nesse quesito ter um aluno surdo como instrutor do curso fez toda a diferença”.

A Vice-Coordenadora, Andréia Mendonça, afirmou ter sido “muito gratificante participar da realização do projeto Mãos que Apoiam e foi muito significativa a parceria entre Napne e Centro de Idiomas, pois além de disseminar a Língua Brasileira de Sinais e desmitificar preconceitos, foi um caminho para a inclusão de alunos surdos em toda a comunidade”.

Quanto a importância do projeto na vida dos bolsistas e colaboradores, a Colaboradora Thalia Rhaney esclarece que “para uma pessoa que gosta de Libras, a proposta de um projeto que trabalhasse com ensino e prática da língua proporcionaria o aprimoramento das habilidades dentro da Libras. Entretanto, o Projeto Mãos que Apoiam foi além, mais do que podia se imaginar, por meio dele tive a rica experiência de estar em contato constante com aquele que domina sua língua, um surdo. A interação com o aluno surdo me levou a enxergar a Libras de outra maneira, vi o quanto era necessário se capacitar para proporcionar uma melhor comunicação com ele. Além disso, por meio dele pude ouvir com os meus olhos e falar com as minhas mãos”.