Grupo de Estudo em Temáticas Étnicas na Amazônia do Campus Ji-Paraná realiza palestra sobre protagonismo indígena

Publicado: Sexta, 27 de Mai de 2022, 17h05 | Última atualização em Sexta, 27 de Mai de 2022, 17h07 | Acessos: 119576

Campus Ji Paraná Palestra 5

O Grupo de Estudo em Temáticas Étnicas na Amazônia (GETEA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, realizou, no dia 27 de abril, uma palestra sobre “O Protagonismo Indígena em Movimento”. A palestra foi proferida para os estudantes do 7º e 3º períodos do Curso de Licenciatura em Química e convidados.

A palestra aconteceu no período noturno como ação da disciplina “Relações Étnico-raciais, Afrodescendentes e Indígenas”, ministrada pela professora Leidiane Fani Felzke. A atividade teve como objetivo refletir sobre o movimento indígena, sobretudo, trazer um olhar para o “Acampamento Indígena Terra Livre” (ATL), considerado o maior do país. O movimento ocorre em Brasília todo ano no mês de abril no qual a palestrante Camila Puruborá esteve presente representando o estado de Rondônia com outros indígenas.

A palestra foi proferida pela própria Camila Puruborá e pela Dra. Jandira Keppi. Conforme a Professora Lediane Fani Felzke, líder do grupo de pesquisa, “a ideia da palestra foi justamente possibilitar aos alunos esse olhar: não pensar os povos indígenas como povos do passado, mas sim, povos que estão aqui hoje em Rondônia, ao nosso redor, e no Brasil inteiro, lutando e reivindicando os seus direitos. Direitos estes garantidos pela Constituição de 1988, mas que hoje se encontram ameaçados”.

Para a Chefe do Departamento de Extensão Ellen Vieira Pacífico, a palestra levou a refletir sobre o legado e a luta dos povos indígenas “para garantir não somente o seu território demarcado enquanto espaço físico para preservação do meio ambiente, mas também para preservar seus ideais, suas tradições e seus costumes."

Segundo a discente Gabrielle Rodrigues Conciani, do 7° período do Curso de Licenciatura em Química, a atividade foi de extrema importância, “uma vez que infelizmente ainda é rara a interação direta com lideranças indígenas como Camila Puruborá, seja pela falta de abertura de espaços para fala ou pelo desinteresse da população geral em conhecer suas lutas, como mencionado pela própria palestrante, que esclareceu as dúvidas dos alunos sobre situações cotidianas e mitos do imaginário popular, como o ‘índio de Hilux’. Também foram esclarecedoras as falas da palestrante Jandira Keppi, advogada do Comin, sobre os ataques aos povos indígenas orquestrados no meio político em forma de projetos de lei e medidas provisórias que ferem seus direitos, garantidos pela Constituição Federal”.

Sobre o GETEA

O grupo é formado por docentes do IFRO e de outras instituições, servidores técnicos, alunos do ensino médio integrado, egressos, alunos da graduação e pós-graduação, que produzem trabalhos nos âmbitos da pesquisa, extensão e ensino. Criado em 2017, ano em que ocorreu a primeira reunião ampliada (momento em que os participantes expõem e compartilham suas experiências), o GETEA segue promovendo a pesquisa, ensino e extensão no Campus Ji-Paraná.

• Campus_Ji-Paraná_-_Palestra
  • Campus_Ji-Paraná_-_Palestra_1