Campus Jaru tem alunas em congresso da área de Segurança no Trabalho no Piauí

Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 15h19 | Última atualização em Segunda, 18 de Novembro de 2019, 13h39 | Acessos: 1060

Segurança do Trabalho 3Duas estudantes do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Jaru, participaram do 21º CONEST (Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho). O evento ocorreu nos dias 6 e 8 de novembro, em Teresina (PI).

O Campus Jaru, que oferta o Curso Técnico em Segurança do Trabalho, enviou as representantes para apresentação de trabalhos de pesquisa desenvolvidos na área. Izabela Maria dos Santos Zanin e Thaynara Sthphene Avelino Luciano da Silva pertencem à turma do segundo ano integrado ao Ensino Médio. Elas viajaram para Teresina para apresentar suas respectivas pesquisas, desenvolvidas sob a orientação do professor de Química, Hilton Lopes Júnior.

Segundo a página do evento, “a segurança no trabalho no Brasil, já há bastante tempo, notadamente a partir da vigência da CLT, em 1943, passou a ser um assunto da mais alta relevância. Naturalmente, sua efetiva prática nas empresas e organizações de uma forma geral vem tornando-se uma realidade progressivamente. Mas, hoje, é possível afirmar que muitos avanços já ocorreram na prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho. O setor da indústria da construção civil pode ser citado como um dos segmentos econômicos que tem experimentado avanços notáveis nessa área, ainda que se reconheça que muito há por ser feito em matéria de segurança do trabalho”.

Atualmente, há cerca de 62 mil profissionais engenheiros de segurança do trabalho em atuação, que cumprem papel de destaque no gerenciamento do ambiente de trabalho, seja coordenando equipes multiprofissionais, seja desenvolvendo projetos e ações prevencionistas, ou mesmo atuando como perito trabalhista.

A aluna Izabela Maria dos Santos Zanin declara que foi um momento incrível. “Tivemos a oportunidade de entrar em contato com diversos profissionais, inclusive de outros países, que nos explicaram sobre a possibilidade de intercâmbio profissional. Além disso, pude apresentar os resultados da minha pesquisa, que tratava da adesão de normas de segurança entre manicures e pedicures do município de Jaru”, contou Izabela.

Thaynara Sthphene Avelino Luciano da Silva também relata sobre a oportunidade de participar do congresso. “Gostaria que todos os meus colegas tivessem essa mesma oportunidade, pois, foi algo que expandiu nossos horizontes, nossos conhecimentos sobre a área de segurança do trabalho. Também pude apresentar minha pesquisa sobre o conhecimento que as manicures e pedicures do município de Jaru tem sobre as normas de segurança relativas a biossegurança”.

Curso

O Campus Jaru oferta o Curso Técnico em Segurança do Trabalho nas modalidades integrado e subsequente, possibilitando aos alunos o acesso ao ensino público, gratuito e de qualidade. Até o dia 17/11/19, estão abertas as inscrições de seleção para a modalidade integrado ao Ensino Médio. Mais informações podem ser acessadas neste LINK

• Segurança_do_Trabalho_1
  • Segurança_do_Trabalho_2