Sarau Cultural reúne diversas apresentações no Campus Jaru

Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 11h46 | Última atualização em Quinta, 01 de Novembro de 2018, 11h51 | Acessos: 1896

Jaru I Sarau Cultural 1Os alunos do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Jaru, participaram na noite do dia 29 de outubro do I Sarau Cultural com diversas apresentações de músicas, instrumentos musicais, poemas, peças teatrais, musical e danças.

O objetivo de realizar o sarau da escola foi uma estratégia para atrair as famílias, valorizando os talentos culturais presentes na comunidade escolar. Enquanto um evento cultural, o sarau é lugar onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente. A palavra tem origem no termo latino serus (relativo ao entardecer), porque acontecia geralmente no fim do dia. Pode envolver dança, poesia, círculos de leitura, seção de filme, música, bate-papo filosófico, pintura, teatro etc.

A primeira edição aconteceu na Igreja Batista no município de Jaru. Segundo os organizadores, ao promover esses encontros, o IFRO ultrapassa seus muros e se fortalece como um polo cultural da localidade. As famílias passam a se reconhecer na escola, o que acaba por ter um impacto muito positivo no envolvimento delas com os estudos dos filhos. A estudante do Curso Técnico de Segurança do Trabalho, Izabela Maria dos Santos Zanin, encenou, cantou e declamou um poema autoral: “foi um momento de descobrimento de talentos dentro do IFRO, me emocionei muito nas minhas apresentações”.

O sarau é também momento de despertar a sensibilidade das pessoas para a realidade à sua volta, estimulando a reflexão a partir de outras linguagens. “As artes desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento humano. As manifestações artísticas fazem bem para a saúde e para a mente, com modalidades distintas e que agradam, da música à encenação. Desde os primórdios da organização da sociedade, as artes são tidas como manifestações sociais que ajudam a promover diversas mudanças em muitos setores, seja para chamar atenção, agradar, modificar padrões, entre outros valores. Destacamos que o presente evento aponta para a integração social da comunidade educacional, além de reforçar e incentivar nos discentes o potencial artístico presente em cada apresentação. Os alunos abraçaram a proposta educacional desenvolvendo seus dons que se destacaram desde a caracterização até o soltar da voz e do corpo nas atividades. O resultado de todo empenho e apoio por parte dos docentes se materializou em um show de talentos”, afirma o Professor Joeltom Gomes, que é membro da comissão organizadora.

Segundo a Presidente da Comissão, Gracilene Nunes, “o desenvolvimento de atividades artístico-culturais é uma das formas de promover espaços no ambiente escolar para que, de forma crítica e ética, os alunos possam mostrar seus talentos nas diversas formas de manifestação da arte. Foi emocionante ver nossos alunos cantando, dançando, declamando poemas de suas autorias, dramatizando textos e mostrando aos seus familiares e ao público de modo geral que, no IFRO, trabalhamos para uma formação cidadã-técnica, onde a valorização da pessoa está em destaque”.

• Jaru_I_Sarau_Cultural_1
  • Jaru_I_Sarau_Cultural_10