Campus Jaru promove Gincana Ambiental

Publicado: Quinta, 02 de Agosto de 2018, 16h03 | Última atualização em Sexta, 03 de Agosto de 2018, 13h07 | Acessos: 1527

Campus Jaru Gincana 20

Com o tema “Acabe com a poluição plástica”, a I Gincana Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, foi uma das atividades realizadas durante a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente e da II Semana do Meio Ambiente da unidade, que também envolveu diversas palestras.

A Gincana foi realizada com o objetivo de estabelecer a integração entre os discentes e os servidores do campus e promover a educação ambiental, através de atividades variadas alusivas ao tema da atual edição do evento, incentivando assim diversos olhares sobre a temática.

A gincana estabeleceu diferentes desafios aos grupos de alunos, como a coleta de garrafas PET e embalagens tetra pak, arrecadação de óleo de cozinha usado, concurso de fotos, concurso de frases, artesanato em garrafa PET, QUIZ ambiental e atividade lúdica sobre poluição plástica.

“Foi muito gratificante ver o envolvimento dos alunos com as atividades da gincana e sensibilizados com a questão da poluição plástica. No total, foram coletadas 848 garrafas PET, as quais foram doadas ao empreendedor Alceu Rocha, que trabalha produzindo vassouras e varais a partir deste material, e que esteve mostrando as suas ações durante uma palestra do evento. É o IFRO cumprindo o seu papel na promoção da educação ambiental“, disse a professora Marina Medeiros, um dos membros da comissão responsável pelas atividades.

Segundo Renato Welmer, um dos integrantes da comissão organizadora das atividades, “eventos como esse reforçam a importância da consciência cidadã e ambiental dos estudantes e comunidade, pois criam um ambiente propício à integração e desenvolvimento do amadurecimento pessoal para a questão da conservação ambiental e desenvolvimento sustentável”.

A aluna do curso integrado em Segurança do Trabalho, Izabelly Júlia Rocha, aprovou as atividades ofertadas em alusão ao Dia Nacional do Meio Ambiente. “Achei bem interessante as palestras sobre a limpeza do Rio Jaru e da reciclagem de garrafas PET. É muito legal vermos essas ideias sendo colocadas em prática, porque beneficiam a todos, são pessoas que pensam no nosso futuro e no lugar onde vivemos. A gincana foi bem divertida, pois além de estarmos ajudando o meio ambiente, nós estávamos nos unindo e nos divertindo”, elencou.

Hiamylle Carolina, aluna do curso integrado em Alimentos, afirmou que as palestras serviram como ponto de partida para a mudança de atitudes no que diz respeito à preservação ambiental. “Mesmo sabendo que algumas de nossas atitudes prejudicam a natureza, acabamos fazendo o errado. Assistir às palestras foi importante para ter conhecimento e incentivo a mudarmos as nossas atitudes”, complementou.

A premiação, com certificado de participação e troféu simbólico, foi recebida pelos alunos do curso de Cooperativismo, que conseguiram a primeira colocação na classificação geral da gincana.

• Campus_Jaru_-_Gincana__1
  • Campus_Jaru_-_Gincana__10