Em aula prática no Campus Jaru alunos realizam produção de alimentos com menos teor de gordura

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 09h04 | Última atualização em Terça, 12 de Abril de 2022, 09h04 | Acessos: 1207

Produção de Alimentos Campus Jaru 16Estudantes do terceiro ano do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, tiveram aula prática sobre a produção de linguiça, na disciplina de Produção de Alimentos. O produto final alcançado foi de baixo teor de gordura ao colocarem em prática o estudo teórico realizado anteriormente.

A Professora e Engenheira de Alimentos, Lércia Martins, juntamente com os demais servidores envolvidos na ação estão compromissados com o ensino e aprendizagem de seus alunos. A aula foi no dia 31/3/2022 e o processo de obtenção de linguiça foi realizado com produto final sendo de baixo teor de gordura. Na avaliação da docente, o aprendizado na prática está alinhado à missão do Campus de Jaru de ofertar as atividades práticas aos estudantes, levando-os à capacitação e à qualificação para o trabalho, emprego e empreendedorismo.

“O objetivo de ofertar as práticas no laboratório de processamento está diretamente relacionado à tecnologia de alimentos e suas inovações práticas, onde, após a etapa de estudos teóricos sobre os tecidos animais adequados para a utilização como alimentos é ofertar a prática aos futuros técnicos, levando-os ao compromisso único e importante em considerar aspectos como: características físicas, químicas e nutricionais, agregando tudo isso sempre à qualidade e segurança alimentar para o consumidor”, diz Lércia.

Para Natã Benicio, “fazer a aula prática de carnes, nesse caso a produção da linguiça frescal no Curso Técnico em Alimentos do IFRO Campus Jaru foi uma atividade de excelência para os alunos e para todos os envolvidos, que de algum modo participaram dessa experiência, que traz cada vez mais inovação no ensino médio de Rondônia e que está cada vez mais qualificando os alunos a se tornarem técnicos capacitados nas áreas escolhidas”.

“Essa experiência da aula prática de Tecnologia de Carnes e Derivados foi uma ótima oportunidade de colocarmos em prática tudo o que aprendemos nesses últimos dois anos, algo que infelizmente a pandemia nos tirou o privilégio, mas graças aos nossos professores foi ministrado de uma forma muito didática e interativa! Com certeza um conhecimento inestimável”, disse a estudante Camilly Emanuelle.

Paulo Vinícius conta que a turma estava desde o início do curso no ensino remoto devido à pandemia, com isso, ele classificou como “extremamente maravilhoso” e “marcante” o aprendizado prático. “Tivemos esse primeiro contato com a unidade de processamento, que foi muito significativo”. Para enfrentar as dificuldades encontradas no percurso de realização da aula prática ele acrescenta: “nós nos unimos, demonstramos a nossa dedicação, nossa força e exploramos nossas habilidades. E conseguimos colocar em prática tudo o que estávamos ansiosos para praticar”.

“Eu particularmente estou ansioso, esperando por novas experiências como essa no decorrer deste ano”, finalizou Paulo. O Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio ofertado pelo Campus Jaru visa formar profissionais habilitados para atuar no setor alimentício, com capacidade para desenvolver ações relacionadas às matérias-primas e ao processamento de alimentos, de acordo com os princípios éticos, científicos, sociais e ambientais.

João Vitor ressalta, ainda, a experiência nova que participaram: “devido à pandemia não tivemos a chance de ter aulas práticas, então essa foi nossa primeira aula prática. Gostei muito, pois o pessoal da sala é bem organizado e trabalham em conjunto, gostei muito do resultado também: nota 10”.

• Produção_de_Alimentos_-_Campus_Jaru_1
  • Produção_de_Alimentos_-_Campus_Jaru_10