Campus Jaru certifica participantes dos cursos em Libras Básico e Espanhol Básico

Publicado: Quarta, 20 de Novembro de 2019, 15h18 | Última atualização em Quarta, 20 de Novembro de 2019, 15h18 | Acessos: 1173

Certificação em Jaru 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, realizou cerimônia de certificação dos Cursos de Formação Continuada em Libras Básico e Espanhol Básico no dia 19 de novembro de 2019. O evento contou com a participação do Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROPESP/IFRO), Gilmar Alves Lima Júnior.

Os Cursos FIC (Formação Inicial e Continuada) fazem parte de ações do Centro de Idiomas do Campus Jaru para a promoção do conhecimento em outras línguas, preparando pessoas para se comunicar com fluência na língua desejada.

O PPC (Projeto Pedagógico do Curso) de Libras esclarece que, “além do cumprimento da Lei, o aprendizado de outra língua e também de outra cultura que existe no nosso país se torna prazeroso e enriquecedor, pois os surdos têm ocupado os mesmos espaços sociais que os ouvintes, e esse aprendizado possibilitará vencer as barreiras da comunicação de forma eficaz.”

No caso do curso de Espanhol, o PPC mostra que “com mais de 500 mil falantes de Espanhol no mundo e como segundo idioma mais utilizado na comunicação mundial, a Língua Espanhola ocupa um espaço de relevância no cenário internacional tanto nos negócios, na cultura e na política. Estudos apontam um mercado crescente latino onde os países hispânicos estão despontando na vanguarda econômica mundial, por isso, o domínio do espanhol também oportuniza abrir um leque de conhecimentos tanto na área cultural da riqueza latina como no mundo das artes, literatura, cinema, esportes entre outras. Assim, para poder estabelecer um intercambio proveitoso e benéfico, é imprescindível ter um conhecimento considerável da língua e desmistificar a ideia de que falar português já nos habilita a falar espanhol. Tendo em vista a proximidade e semelhança destas línguas pode se afirmar que a compreensão desta língua certamente será mais fácil.”

A aluna do curso de Espanhol, Andreia Correia de Souza, relata que: “ter participado do curso foi muito bom, na medida em que possibilitou aprender sobre o idioma e sobre a cultura dos povos falantes de espanhol. Estou muito satisfeita em ter participado desse curso”.

Ambos os cursos buscaram desenvolver a proficiência dos alunos em outra língua, trabalhando leitura, escrita, compreensão e expressão oral, ampliando as possibilidades dos alunos no mercado de trabalho.

• Certificação_em_Jaru_1
  • Certificação_em_Jaru_2