Curso de Primeiros Socorros promove capacitação no Campus Jaru

Publicado: Segunda, 20 de Agosto de 2018, 11h39 | Última atualização em Segunda, 20 de Agosto de 2018, 11h40 | Acessos: 2453

FOTOS CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS 4

Estudantes e servidores do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Jaru, participaram de capacitação e noção básica de primeiros socorros. A iniciativa visou antecipar possíveis atitudes frente à situação de acidente ou a um mal súbito, que exigem uma atuação rápida e precisa de resposta imediata à vítima. Voltado especialmente para o ambiente escolar, o treinamento em primeiros socorros pode salvar a vida em um momento de emergência. Além de manter a ordem, a calma e saber o que fazer, até que se tenha o atendimento de um profissional da área.

O curso foi destinado para a turma do terceiro período do Curso de Segurança do Trabalho e a servidores, sendo realizado nos dias 28 a 30 de junho. Entre as atitudes a serem tomadas, o socorrista poderá auxiliar um acidentado em caso de hemorragias (internas e externas), traumas, ferimentos abdominais, objetos encrustados, queimaduras, hipotermia, insolação, intoxicação, afogamento, choque elétrico, vertigens, desmaios, convulsões, fraturas, entorses, paradas cardíacas, correto transporte, entre outras.

Segundo a servidora Marcia Moret, da Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP) do Campus Jaru, a capacitação serviu para preparar para casos que podem ocorrer na escola. Ela aprovou a formação dizendo ser “grata por ter a honra de fazer parte de uma instituição que investe nos seus alunos”.

“O curso de primeiros socorros veio para dar mais gás a minha formação e me mostrar que sou capaz de muitos desafios que virão no decorrer da minha caminhada”, afirmou a estudante Queiliene de Oliveira Soares, mostrando que é necessário aprender a lidar com a necessidade de ajudar o próximo em situações difíceis como salvar uma vida.

Para o ministrante, Ney Grequi Franco Figueiredo do Campus Vilhena, qualquer pessoa está sujeita, em diversos ambientes, as mais variadas situações na rua, shoppings, academias, parques e até mesmo dentro de casa e que podem acarretar um acidente ou um mal súbito. Ele ainda explica que o lapso temporal entre a ocorrência do acidente e a chegada da equipe médica especializada pode significar salvar ou não um ser humano. “As primeiras providências, que podem ser tomadas enquanto não chega auxílio médico, são fundamentais para que se possa salvar uma vida”, conclui o servidor.

• FOTOS_CURSO_DE_PRIMEIROS_SOCORROS_1
  • FOTOS_CURSO_DE_PRIMEIROS_SOCORROS_10