Clube de Leitura do Campus Jaru organiza programação anual de encontros e obras a serem debatidas

Publicado: Sexta, 16 de Agosto de 2024, 20h16 | Última atualização em Sexta, 16 de Agosto de 2024, 20h45 | Acessos: 553

O Clube de Leitura Robinson Schoaba (nome em homenagem ao professor do campus falecido em novembro de 2023 e um dos fundadores do clube) realiza encontros mensais no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, para debater obras literárias e filosóficas de temas diversos. Campus Jaru Clube de Leituras

O projeto de extensão desenvolve atividades desde abril de 2023, quando foi iniciado e coordenado pela Professora Amanda Sayonara Fernandes Prazeres, intitulado “Entrelinhas do pensamento”.

Na versão de 2024, é coordenado pela professora de língua portuguesa Elisabete Ferraz Sanches, e conta com a colaboração dos servidores Gustavo Adolfo Suckow Barbosa, Glauco José Costa Souza e Sarah Freire Bezerra.

Por meio de encontros mensais, os participantes são convidados a ler e debater obras literárias nacionais e internacionais, abrangendo diversos gêneros e temas. Além de estimular o hábito da leitura, o projeto tem como objetivo desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos participantes, com discussões mediadas pelos professores de Língua Portuguesa, Filosofia e História.

Por meio da discussão de diferentes obras, espera-se que os participantes ampliem seus horizontes culturais, desenvolvam o hábito da leitura e aprimorem suas habilidades de análise e argumentação, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e engajados.

O primeiro encontro deste ano foi realizado no dia 27 de março com o debate sobre o livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus. O próximo encontro está previsto para o dia 28 de agosto, no qual será discutido o livro Tudo sobre o amor: novas perspectivas, da escritora e ativista norte-americana Bell Hooks.

Ao longo do ano letivo, ocorrerão mais cinco encontros presenciais, sempre na última quarta-feira de cada mês, às 17h30. Os livros a serem debatidos em cada mês foram selecionados previamente em reunião com os membros do grupo, conforme a programação: 28 de agosto: Tudo sobre o amor (Bell Hooks); 25 de setembro: Hibisco Roxo (Chimamanda Adichie); 30 de outubro: É isto um homem? (Primo levi); 27 de novembro: Eu sou Malala (Malala Yousafzai); 29 de janeiro de 2025: Mad Maria (Márcio Souza).

A Coordenadora do projeto fala sobre a importância de promover a leitura no ambiente escolar por meio do projeto. “É de extrema necessidade proporcionar um espaço para a comunidade ler, discutir e ampliar seu repertório cultural, especialmente em um país com baixo índice de leitores, como acontece no Brasil”, diz a Professora Elisabete.

A aluna Vivian Schmitz, do terceiro ano do curso Técnico em Comércio, uma das colaboradoras discentes do projeto, que auxilia na divulgação e organização dos encontros, comenta sobre sua participação e porque considera importante a sua realização. “É muito importante para mim, pois fui convidada pelo Professor Robinson Schoaba a participar, até que um dia dei chance para o projeto e, indo, comecei a criar gosto. Após a saída de colaboradores antigos, fui convidada pela Professora Elisabete e hoje participo como colaboradora. Gosto de participar porque faz bem, me instiga a ler leituras dinâmicas para construir uma base acadêmica e literária para a vida. Eu gosto muito de falar, então me sinto feliz naquele ambiente e é divertido estar ali e fazer parte, além de me lembrar do professor que foi muito especial na minha vida”, recorda.

Os encontros presenciais do Clube de Leitura Robinson Schoaba são abertos a alunos, servidores e também à comunidade externa. Para participar, não é necessário realizar inscrição, apenas comparecer ao Campus Jaru no dia e horário de realização das atividades.

registrado em: ,