CAED do Campus Guajará-Mirim apresenta resultados de atividades desenvolvidas em 2019

Publicado: Sexta, 03 de Janeiro de 2020, 09h17 | Última atualização em Sexta, 03 de Janeiro de 2020, 09h19 | Acessos: 180342

IFRO Campus Guajará Mirim

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) tem por objetivo formar não somente profissionais preparados para o mercado de trabalho, mas também formar cidadão reflexivos, capazes de conviver em harmonia e contribuir para a melhoria da sociedade. E essa formação integral do aluno, enquanto pessoa, não pode ser alcançada somente dentro da sala de aula. Para que esse objetivo seja alcançado é necessário a contribuição de diversos setores e, entre esses, está a Coordenação de Assistência ao Educando (CAED). Durante o ano de 2019, a CAED do Campus Guajará Mirim, atendeu 441 alunos, que foram encaminhados e atendidos pelo setor somente pelo sistema de Gestão Educacional e 241 alunos foram beneficiados financeiramente pelos programas da Assistência Estudantil.

“Sem dúvidas esses números, que refletem apenas parte do trabalho executado pela CAED durante o ano de 2019, demonstram a imensa relevância das atividades desenvolvidas pelas coordenações e departamentos de assistência ao educando. Esperamos que o ano de 2020 seja tão produtivo quanto 2019 e que possamos continuar proporcionando aos alunos o apoio necessário para que eles consigam permanecer e ter êxito em sua caminhada no IFRO Campus Guajará-Mirim”, comenta o coordenador substituto da CAED, Laurindo Neto.

A professora de Sociologia do Campus, Maria das Graças, explica que a educação é vista como política pública essencial para a transformação dos indivíduos e da sociedade e “[...] é com essa visão que a CAED de Guajará-Mirim trabalha. O setor é composto por uma equipe multiprofissional que desenvolve um trabalho com competência e profissionalismo, baseando-se na equidade e respeito ao próximo. As ações de atendimento às pessoas são humanizadas prezando a cidadania, direitos e deveres sociais e combatendo qualquer indício de autoritarismos ou injustiças, auxiliando assim, a formação de cidadãos e de uma sociedade mais igualitária”.

A acadêmica do 7º período da Licenciatura em Ciências,  Jéssica Alencar, relata que desde o início da graduação percebeu a importância da CAED, não somente como uma coordenação que proporciona auxílio financeiro, mas como uma coordenação que busca abrandar as dificuldades e problemáticas existentes durante o processo de aprendizagem, “[...] fato que é nitidamente percebido no cotidiano por meio da integração do ‘eu’ aluno com a instituição, possibilitando aos discentes do Campus Guajará-Mirim acesso à saúde mental e física, conscientização dos nossos deveres e direitos como alunos, assim como promoção e construção de uma boa relação entre todos os discentes e docentes. Em particular, posso dizer que sim, graças a CAED recebi auxílio das mais diversas formas: psicológico, motivacional e financeiro, como por exemplo, quando precisei de óculos novos. Sem sombra de dúvidas a importância da CAED é percebida desde as pequenas até as grandes ações”.

Daniele Gobbi , do 1º a no do Curso Técnico em Informática (vespertino) comenta que a CAED “[...] contribui muito em questão de autoajuda, auxiliando e apoiando os alunos para que eles consigam permanecer e cumprir sua meta dentro do Instituto, um exemplo disso é a ajuda que eles dão na organização do tempo dos alunos para as atividades acadêmicas e sociais. A CAED sempre está disponível para tirar qualquer dúvida, e isso facilita muito para que não fiquemos perdidos em meio a tantas responsabilidades. Um ponto muito importante também é a enfermeira, que sempre está disposta para o atendimento”.

Sobre a CAED

A Coordenação de Assistência ao Educando tem como foco o desenvolvimento de ações voltadas ao apoio pedagógico, apoio psicológico e social, atendimento e orientação familiar, atendimento às necessidades educacionais, ações de promoção à saúde e apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a promoção da igualdade e inclusão social e educacional, conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFRO (PDI IFRO 2018-2022). E para atingir tal objetivo o setor é responsável por diversas ações que contribuem para a permanência e êxito dos estudantes, entre elas estão:

• • Contribuir na prevenção de dificuldades que possam interferir no bom inter-relacionamento entre todos que integram a comunidade acadêmica, e intermediá-las, quando necessário;
  • • Planejar, executar e/ou auxiliar na execução de projetos e eventos que visem promover saúde, esporte, lazer e cultura entre os estudantes;
  • • Promover projetos e ações sociais e educativas visando prevenir a evasão acadêmica e melhorar o rendimento escolar do discente, bem como sua formação para o exercício da cidadania e vida em sociedade;
  • • Divulgar, executar, coordenar e avaliar os Programas de Assistência Estudantil;
  • • Zelar, juntamente com a comunidade acadêmica, pelo cumprimento do Regulamento Disciplinar Discente (RDD).