Campus Guajará-Mirim encerra atividades letivas com III Festival de Arte e Cultura

Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 17h17 | Última atualização em Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 17h41 | Acessos: 95969

Campus Guajará Mirim Arte e Cultura 4

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, promoveu no dia 29 de novembro, a 3ª edição do Festival de Arte e Cultura. A temática deste ano foi: “O Amor está no Ar”. Todas as apresentações trouxeram diferentes olhares sobre o amor e suas diferentes formas. As atividades envolveram discentes, docentes, técnicos-administrativos e terceirizados que puderam prestigiar uma mostra cultural com exposições e apresentações nas linguagens artísticas: dança, teatro, música e canto.

O evento teve o apoio do Departamento de Extensão do Campus e sua organização ficou sob a responsabilidade da professora de Artes Marcela Lima e dos membros da Comissão da organização do festival, professoras Elza Paula Silva Rocha, Regina Coeli Araújo Bezerra Lopes e Geane da Silva Tavares.

O Festival teve como objetivo a finalização do ano letivo e, também, de ampliar o espaço de produção artística na instituição. O evento oportunizou o diálogo entre os alunos dos cursos Técnicos Integrados e toda a comunidade acadêmica. O III Festival de Arte e Cultura, a partir do tema sugerido, possibilitou um baile de máscaras no qual os participantes poderiam se caracterizar.

As apresentações envolveram as oficinas artísticas produzidas pela instituição tais como: “Banda Sol Menor” – Projeto Flauta Doce, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jesus Peres e coordenado pela professora Maria Enísia Soares de Souza. A outra estreia ficou por conta do Grupo de Teatro/Dança “Nós do IFRO” oriundo da Oficina de Teatro coordenada pela professora Marcela Lima desde agosto deste ano. O Festival também teve diferentes apresentações artísticas desenvolvidas pelos discentes do campus.

Marcela Lima explicou que trabalhou o tema para que alunos e toda comunidade interna do campus refletissem sobre a dimensão do sensível, do respeito, da empatia e do valor da amizade. A Oficina de Teatro ministrada pela professora resultou em performances poéticas sobre o amor. O trabalho foi construído de forma colaborativa e poemas e canções tornaram-se o eixo norteador para a construção cênica.

Marcela ressaltou que eventos como o Festival de Arte e Cultura reafirmam a compreensão da arte como espaço de conhecimento e de integração social. Além disso, a docente considerou “[...] responsabilidade ética e estética a produção de múltiplos espaços nas linguagens artísticas gerando diálogos contínuos na aventura do criar-pensar e vivenciar diferentes processos criativos e de fruição em arte”.

Para o Professor de Espanhol Henrique Tavares, a cada ano o Festival de Arte e Cultura proporciona à comunidade acadêmica “[...] belíssimas apresentações artísticas e neste ano reuniu diversas expressões. A cada ano a organização do evento supera as minhas expectativas”.

A aluna Emily Kauanny Lima Lopes, do 1º ano do curso Técnico de Biotecnologia, participou da Oficina de Teatro do Campus de Guajará desde agosto e teve sua estreia no III Festival. Para ela, a oficina de Teatro foi um dos projetos que mais proporcionou conhecimento. “Eu entrei nela com o objetivo de entender melhor esse mundo do teatro e posso dizer que consegui. Cada aula adquiri um aprendizado diferente que vai ser levado para a vida. O teatro é muito importante para entender a interação social e ajuda em vários aspectos como perder a timidez, ser mais aberto, ter uma perspectiva melhor sobre tudo. A ideia de ter a Oficina de Teatro no IFRO de Guajará-Mirim foi bem inovadora e muito boa”, disse.

• Campus_Guajará-Mirim_-_Arte_e_Cultura_1
  • Campus_Guajará-Mirim_-_Arte_e_Cultura_10