Campus Guajará-Mirim realiza atividades em alusão ao Dia Mundial da Saúde

Publicado: Sexta, 10 de Mai de 2019, 16h04 | Última atualização em Sexta, 10 de Mai de 2019, 16h05 | Acessos: 1572

Campus Guajará Mirim Dia Mundial da Saúde 2

Estudantes e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, realizaram atividades em abril (05) em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. A exposição dos banners e as apresentações orais sobre doenças virais aconteceram no pátio da unidade, durante o intervalo das aulas, e foram realizadas pelos alunos do curso Técnico em Vigilância em Saúde, contando ainda com a presença e participação da Reitoria Itinerante do IFRO.

Dentre os objetivos do evento estava o de divulgar para a comunidade acadêmica orientações sintéticas das estratégias que devem ser adotadas como contribuição para o controle das doenças virais, fomentando, através da educação para a saúde, a adoção de hábitos e práticas sanitárias a fim de facultar medidas de controle e prevenção de doenças.

Passo a passo

Inicialmente foram realizadas reuniões com os alunos para definição da estratégia/metodologia de abordagem do tema “Doenças Virais”. A turma foi dividida em duplas, às quais foram atribuídas temas individuais, conforme disposição do Guia de Bolso de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Ministério da Saúde, referência teórica adotada no projeto. A orientação quanto à abordagem e exposição dos temas deu-se aproveitando os temas discutidos na disciplina “Doenças Virais, Bacterianas e Fúngicas”, do Curso Técnico em Vigilância em Saúde.

Foram realizadas reuniões coleta de material teórico e visual, elaboração do layout e arte do evento e dos banners. Os alunos do 2º período do Curso Técnico em Vigilância em Saúde receberam a orientação dos membros da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) do campus, que orientaram a coleta e a confecção dos materiais didáticos.

Opiniões

A Professora Aline Ferreira da Costa Nery de Lima ressaltou a importância da participação dos alunos no evento “[...] tendo em vista que o Ministério da Saúde enfatiza a promoção e prevenção às doenças virais, em especial as expostas pelos acadêmicos, é importante ainda lembrar que um dos temas apresentados foi a gripe ocasionada pelo vírus da Influenza e dengue, esse destaque se faz necessário, uma vez que o Município de Porto Velho apresentou recentemente casos inclusive com evolução para óbito da gripe H1N1 e também o município de Guajará-Mirim tem apresentando índices elevados de dengue, casos confirmados e ainda existem os que não são notificados pela população. Portanto, é necessário que a população tenha o conhecimento sobre a prevenção, manifestações clínicas e como buscar os serviços de atendimento de saúde. Os alunos expuseram com bastante louvor a apresentação dos conteúdos”.

Julio Eduardo Neves dos Santos, também professor do campus, reforçou a necessidade de sempre estar informando a população sobre as medidas de prevenção e controle das doenças virais. “Havia muitas informações importantes sobre algumas doenças que tem causado certos transtornos e, até mesmo, epidemias em nosso país, inclusive doenças virais que já estavam erradicadas. Do mesmo modo, além das orientações sobre estas doenças, as apresentações continham informações sobre as formas de prevenção e de tratamento. Quero destacar que houve uma gama enorme de material exposto que me ajudou a compreender algumas questões que, em alguns casos, me suscitavam dúvidas e outras que ainda desconhecia. Percebi a felicidade e o prazer dos alunos em expor estas atividades. De mesma maneira, a preparação e a organização dos alunos sobre a tutela do Professor Douglas Moro Piffer para a socialização do evento”, salientou.

• Campus_Guajará-Mirim_-_Dia_Mundial_da_Saúde_1
  • Campus_Guajará-Mirim_-_Dia_Mundial_da_Saúde_10