Estudantes do Curso Técnico de Informática do Campus Guajará-Mirim participam de Curso de Eletrônica Básica e Arduino Aplicado e Programação

Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2022, 09h49 | Última atualização em Terça, 06 de Dezembro de 2022, 09h49 | Acessos: 89244

Curso Guajará 8Alunos do Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, participaram do Curso de Eletrônica Básica e Arduino Aplicado e Programação. A ação ocorreu no dia 12/11/2022, no Laboratório de Redes do campus, com estudantes dos 1º, 2º e 3º anos.

Segundo o Professor de Informática do IFRO Guajará, Júlio Lopes, o objetivo do evento foi o de proporcionar aos alunos conhecimento teórico e prático de Eletrônica Básica, Arduino e Programação para desenvolver projetos de automação industrial, comercial e de Robótica.

“Este curso apresenta uma demanda existente entre os alunos do IFRO Campus Guajará-Mirim para o desenvolvimento de aplicações de automação industrial e comercial básica utilizando a plataforma de Desenvolvimento Arduino. A educação configura-se num processo amplo e, por isso, necessita de ações estejam centradas num projeto firmado em ideais comprometidos com a formação humana e valores onde os cidadãos possam estar aptos a interferir no processo social em que eles estão inseridos”, destaca o docente.

O Projeto “Eletrônica Básica e Arduino” tem por objetivo trazer conhecimentos básicos sobre eletrônica e arduino, através de atividades práticas e produção de projetos utilizando componentes de eletrônica e o próprio microcontrolador arduino. Fizeram parte como bolsistas do projeto os discentes: Érick Justo Nery Donaide, Josiele de Aguiar Gomes Moura, Júlia Alvis de Oliveira, Kaliel Mendes, Laisa Alexandre do Nascimento, Rafael da Silva Nunes, Roberto Junior Malale Duran e Vanessa Lima da Costa, sob a coordenação do Professor Júlio Lopes e a colaboração dos Professores Renato Almeida, Leonardo Amaral e Jean Carlo.

Segundo o bolsista Érick Donaide, “para todos nós alunos foi um imenso prazer compartilhar com os demais colegas conhecimento que adquirimos durante a fase de preparo do projeto, para nós estudantes esse projeto foi um grande desafio que nos agregou conhecimentos e experiências em relação à área da eletrônica”.

• Curso-Guajará_1
  • Curso-Guajará_2