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Campus Guajará Mirim finaliza o Primeiro Semestre com Gincana Cultural

Publicado: Sexta, 16 de Julho de 2021, 08h22 | Última atualização em Sexta, 16 de Julho de 2021, 08h25 | Acessos: 146738

1º Dia 2O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, no primeiro semestre deste ano, finalizou ação do Núcleo de Extensão em Produção Cultural (NEPC) com atividade denominada Gincana Cultural. O evento faz parte do projeto “CurtArte” aprovado pelo Edital 15/PROEX/REIT/2020.

Em tempos de atividades remotas, na Primeira Gincana Cultural Virtual objetivou-se o fortalecimento e a união entre as turmas, através da produção cultural dos discentes, tendo em vista o momento difícil diante da pandemia de covid-19. Segundo a Coordenadora do “CurtArte” e do NEPC, Marcela Lima, estão incluídas no projeto diferentes ações, tais como: rodas de conversas, oficinas de dança, canto, música, exposições virtuais e o desenvolvimento de dois Festivais de Arte e Cultura no decorrer de 2021.

A ideia nasceu após a realização das Rodas de Conversa: “Como ficar bem em tempo de pandemia?”, envolvendo todas as turmas dos cursos técnicos integrados (Informática e Biotecnologia), EJA e subsequentes, mediadas por diferentes psicólogas e com o apoio dos profissionais da Caed (Coordenação de Assistência ao Educando) do Campus de Guajará-Mirim, especialmente a Pedagoga Fernanda Lea, e de membros do NEPC.

Os organizadores perceberam a importância de produzir um evento integrador e que fosse descontraído, com o objetivo de finalizar o semestre com mais alegria e otimismo. A I Gincana Cultural de forma virtual foi permeada por diferentes atividades culturais, contando com o apoio das coordenações de curso e com o incentivo de diferentes professores dos cursos envolvidos.

Segundo o Professor Etnã de Oliveira Lima, “a Gincana foi um evento que envolveu todas as turmas do Técnico Integrado ao Ensino Médio. A ideia foi desenvolvida, articulada e organizada pelo Núcleo de Extensão em Produção Cultural do Campus Guajará-Mirim com apoio de vários professores. De início foi publicado o Regulamento Geral da Gincana, produzido pelos bolsistas do projeto, neste, continha todas as regras e orientações sobre as dinâmicas a serem desenvolvidas pelos discentes, ao todo foram sete: Paródia, Stand up, Dublagem, Dança, Canto, Maquiagem Artística e concurso da melhor ‘Logo’ a ser utilizada em 2022 no próximo evento. Predominou a elaboração de vídeos enviados por meio de links de inscrição; as películas enviadas pelos alunos das turmas inscritas foram postadas no ‘Youtube’, com isso foi disponibilizado o link da citada plataforma durante os dois dias de interação e atividades da Gincana”.

Ainda de acordo com Etnã, “o envolvimento dos discentes foi empolgante e muito criativo. Destaque para turmas de formandos, mas também, os primeiros anos que não deixaram por menos; e todos deram um show de talento e participação, em especial para o primeiro dia na atividade stand up que foi ao vivo. Todas as atividades tiveram participantes inscritos e a concorrência maior foi nas atividades de Dublagem e Canto, muita criatividade, alegria e descontração”.

Professores também fizeram apresentações. Com as participações também do público, foram dois dias de evento realizados de forma animada, dinâmica e vibrante. Na abertura do evento, o Professor e Coordenador do Curso Integrado de Informática, Valber Lemes Zacarkim, cantou e tocou violão. No dia 24 foi a vez de se apresentar a Professora de Química, Daniella da Silva Sousa. “A Gincana foi um momento descontraído e de altas risadas, os alunos foram maravilhosos em suas apresentações: dança, música, maquiagem, stand up, dublagens, paródias”, declarou Daniella, que acrescentou querer “bis”.

Segundo o Professor Etnã, a Gincana teve impacto positivo na comunidade estudantil, com esses dois dias de apresentações, de intensas interações e dinamicidade, que proporcionaram momentos de ânimo e energia positiva. “A alegria e satisfação dos discentes no evento foi notória. Em decorrência e de praxe o Instituto Federal de Rondônia, mesmo em momentos difíceis como o da citada pandemia, reforça e cumpre o seu papel institucional perante a comunidade”, afirmou.

 

Atividade

A I Gincana Cultural foi dias 23 e 24 de junho, com algumas atividades iniciando no dia 16/6/2021, através do Tik Tok, uma vez que na divulgação do evento ganhava a turma com mais curtidas. As equipes se inscreveram para participar no evento entre os dias 7 e 14/6/2021.

Conforme a Professora Marcela Lima, as ações do primeiro Núcleo de Extensão em Produção Cultural (NEPC) de Rondônia, realizadas de forma on-line, vêm recebendo a contribuição de diferentes profissionais e pesquisadores de várias regiões do país, ampliando, ainda mais, o debate e a produção de conhecimento para a comunidade interna e externa do Campus de Guajará-Mirim. Sobre a criação da Gincana, “o evento oportunizou encontros alegres e produtivos entre todos os participantes, e também, um pouco de alívio no final do semestre. Precisamos permear a educação pelos afetos! Com a Gincana, fomos atravessados por alegria, risos e brincadeiras”, disse a docente.

De acordo com a Professora de Sociologia do Campus Guajará-Mirim, Maria das Graças Freitas de Almeida, “a Gincana do IFRO Campus Guajará Mirim foi planejada com muito carinho pelo NEPC, por meio da competição benéfica, na qual o trabalho coletivo, a empatia e o conhecimento proporcionaram momentos inesquecíveis de descontração, emoção e aprendizado para todos”.

Para a Técnica em Assuntos Educacionais e Pedagoga, Luciana Ribeiro Tiburtino Aguiar, “essa gincana foi muito gratificante e serviu para um momento de descontração tanto para nós servidores como para os alunos, ainda mais nesse período que estamos passando, foi sensacional ver o que cada turma trouxe, rimos e nos divertimos muito com cada apresentação”.

O bolsista do projeto, Raphael Aguiar, considera que “a gincana foi bastante divertida, nela prestigiamos alguns alunos e seus talentos, seja no canto, na dança ou na maquiagem. Além disso, a gincana veio no momento em que estávamos encerrando o 3º módulo, então, conseguimos relaxar um pouco e rir muito com o stand up, que por sinal foi muito bom, no mais, espero que tenhamos outros eventos como este para quebrar um pouco da rotina do ensino remoto. Parabéns a todos os envolvidos que fizeram isso acontecer”.

Para o também bolsista Maurício de Oliveira, “a experiência de ter uma interação com grande parte dos alunos foi realmente incrível! Para nós dos terceiros anos que ficamos dois, dos três anos de ensino médio, estudando a distância, foi muito bom poder sair da rotina e esvaziar a mente com algo divertido [...], espero que os alunos calouros possam viver tudo de melhor que os projetos do IFRO têm para oferecer, colaborar e participar de tudo isso é realmente gratificante e eu me sinto muito alegre de ver projetos como esses dando certo.

A avaliação da Gincana foi realizada por júri interno do IFRO Campus Guajará-Mirim e, em tempo real, pelo público externo. O júri interno seguiu os critérios estabelecidos pela comissão organizadora e foi composto pelos professores: Carlos André Trindade de Oliveira (História), Celina Kenia de Andrade (Educação Física) e pela Pedagoga Luciana Ribeiro Tiburtino Aguiar, avaliando as produções dos alunos em formatos de paródias, cantos, danças e dublagens.

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