Cursos FIC de Preparação de Doces e Conservas e Estética Facial e Maquiagem são concluídos em Jaru

Publicado: Sexta, 31 de Mai de 2019, 15h06 | Última atualização em Sexta, 31 de Mai de 2019, 19h38 | Acessos: 1141

Curso FIC Preparadoras de doces e conservas 1

Mulheres do município de Jaru participaram entre os meses de novembro de 2018 e abril de 2019 de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Preparação de Doces e Conservas e Estética Facial e Maquiagem, ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), através do Projeto Empoderamento da Mulher.

As aulas do Curso de Estética Facial e Maquiagem ocorreram na Igreja Batista Nacional, sob coordenação da professora Cleonete Martins de Aguiar. Dentre os objetivos da capacitação estava o de capacitar mulheres em conhecimentos que as habilitem a desenvolver com competência técnica e atitudinal as habilidades necessárias à estética facial e maquiagem, a fim de proporcionar uma alternativa de desenvolvimento sustentável para a região na qual elas estão inseridas, a inclusão social e econômica das mesmas através da ocupação e geração de renda.

O outro curso visava formar preparadoras de doces e conservas. Os encontros da capacitação aconteceram no Instituto de Apoio da Mulher Rural de Jaru (Rondônia), com coordenação da facilitadora Marília Assis dos Santos. Com o objetivo de formar profissionais aptas para atuarem na produção de doces e conservas, visando auxiliar na trajetória de diversas mulheres que passam por situações de vulnerabilidade socioeconômica, o curso, em suas aulas práticas, gerou produtos como: geleias (de manga, uva, abacaxi, maçã, jabuticaba, jambo, laranja, maracujá, dentre outras), doces (de mamão em pedaços, de mamão picado e mamão enrolado, de abóbora em pasta e em pedaços, de leite em pasta e em pedaços, ambrosia, de banana, cocada, maçã do amor e outros), compotas (de laranja, jambo e outras), conservas (de cebola, repolho, alho, cenoura, pimenta, pimentão e mista).

“A obtenção de conhecimentos de técnicas de manuseio, sanitização e manipulação dos produtos de origem animal e vegetal foram de grande valia para as alunas, uma vez que com esses conhecimentos elas serão capazes de contribuir com a economia da cidade por meio da elaboração e comercialização dos produtos de origem animal e vegetal, bem como podem agregar mais valor caso atuem nas agroindústrias da cidade. E, não menos importante, esse curso foi uma oportunidade para que as mulheres locais obtivessem qualificação profissional, inclusão social, bem como uma fonte geradora de renda que poderá contribuir para a economia doméstica, o fortalecimento de associações e cooperativas já existentes, o empreendedorismo individual ou coletivo e a gestão de projetos de etnodesenvolvimento”, pontuou a coordenação do curso.

Uma das alunas que participou do curso de conservas foi Julia Graciely de Almeida, que diariamente percorria mais de 10 km de bicicleta para chegar ao local onde o curso foi ofertado. “O curso de conservas foi muito bom, fui presenteada com colegas e professores que me ajudaram muito, assim como minha família que também me incentivou. Tudo o que eu aprendi foi muito bom, aprendi muitas técnicas que eu ainda não conhecia, informações sobre higiene de alimentos e sobre o preparo de doces, além da legislação ligada à área de produção de alimentos. E não só isso, a gente também aprendeu sobre violência doméstica e muitos direitos que a gente nem conhecia”, relatou ao final do curso.

• Curso_FIC_-_Preparadoras_de_doces_e_conservas_1
  • Curso_FIC_-_Preparadoras_de_doces_e_conservas_2