IFRO e UNIR assinam Termo de Cooperação para oferta de vagas de mestrado e doutorado

Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 19h05 | Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2019, 21h34 | Acessos: 3634

IFRO e UNIR Assinatura de Termo de Cooperação 1

Representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e da Fundação Universidade Federal de Rondônia reuniram-se na Reitoria da UNIR, na segunda-feira (17), para a assinatura do Termo de Cooperação Técnico-científica entre as duas instituições, para oferta de vagas de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação Escolar da UNIR.

Participaram da reunião o Reitor da UNIR, Ari Miguel Teixeira Ott, o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIR, Carlos Luís Ferreira da Silva, o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa do IFRO, Gilmar Alves Lima Júnior e a Coordenadora e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional, respectivamente Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias e Marlene Rodrigues.

Segundo o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Inovação e Pesquisa do IFRO, Gilmar Alves Lima Júnior, inicialmente serão ofertadas duas turmas, uma de mestrado com 30 vagas e uma de doutorado com 15 vagas, com seleção prevista para julho. “Desse total, cinco vagas de cada turma serão destinadas à demanda universal e todas as demais para servidores do IFRO. A previsão de início das aulas é agosto de 2019. Posteriormente, em dezembro, será realizada a seleção para a segunda turma de doutorado, com previsão de início em fevereiro de 2020”, informa Gilmar.

Qualificação de servidores

A ação integra o programa de qualificação dos servidores do IFRO em nível de Pós-graduação, desenvolvido pela Reitoria do IFRO. “Especificamente com a UNIR, estamos finalizando a terceira turma do mestrado profissional em Educação Escolar (MEPE), totalizando mais de 60 servidores com título de mestre em 5 anos”, destaca Gilmar.

Atualmente o IFRO possui dez parcerias com Instituições para oferta de mestrado e doutorado para servidores, ofertando mais de 250 vagas, além da política de afastamento para cursar mestrado e doutorado, o que justifica o aumento em 50% no número de mestres e 400% no número de doutores nos últimos 4 anos. “Nosso objetivo é valorizar o servidor, fortalecer o quadro de pesquisadores, desenvolver a pesquisa e a pós-graduação do IFRO. Já temos o primeiro mestrado, o PROFEPT, outro curso em fase de aprovação, e com servidores com titulação e produção científica relevante, o IFRO poderá contribuir com o desenvolvimento local, através dos programas de pós-graduação e pesquisa de relevância”, conclui o Pró-Reitor.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/06_JUNHO_2019/18-06-19/termo