Proen divulga resultados de pesquisa que avalia prorrogação da portaria que instituiu atividades remotas no IFRO

Publicado: Quinta, 09 de Abril de 2020, 15h30 | Última atualização em Terça, 10 de Agosto de 2021, 18h48 | Acessos: 21079

IFRO Resultado da pesquisa Alunos

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen), juntamente com a comissão emergencial de operações de prevenção e combate à Covid-19, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), realizou entre os dias 03 a 06 de abril de 2020, uma pesquisa com o objetivo de ouvir a comunidade interna, alunos, técnicos administrativos em educação (lotados nos setores de ensino) e professores sobre o andamento das atividades remotas que estão sendo realizadas no ensino. Ao todo foram obtidas 4964 participações.

Desse total foram computadas as participações de 4340 alunos, 196 técnicos administrativos em educação e 428 docentes. O Pró-Reitor de Ensino,  Edslei Rodrigues de Almeida, agradeceu aos servidores e alunos “[...] que dispuseram do seu tempo e atenderam o chamado para participarem da pesquisa. Tivemos quase cinco mil participações. Cerca de 44% dos alunos do IFRO responderam a pesquisa, 60% dos docentes manifestaram a sua opinião sobre a metodologia adotada na condução das atividades, 34% dos técnicos administrativos em educação lotados nos setores de Ensino contribuíram com dados que subsidiarão as nossas decisões na próxima reunião do Colégio de Dirigentes do IFRO”.

Os participantes responderam questões que abordaram o acesso à internet, a forma de acesso, a avaliação sobre as metodologias EAD e o cumprimento da jornada de trabalho remotamente. Já no questionário dos alunos, esses responderam também sobre as atividades que estão recebendo, quais os canais de comunicação que estão utilizando e a avaliação sobre as aulas ministradas de forma remota.

A pergunta comum a todas as categorias pesquisadas foi sobre o que o IFRO deve fazer após o dia 13 de abril de 2020, data em que expira o prazo da portaria que instituiu o trabalho remoto na instituição. Dentre os alunos, mais da metade (57, 6%) optou por manter o calendário com atividades não presenciais. Já 27,2% preferem “suspender o calendário acadêmico (com reposição quando terminar a pandemia)” e 15,2% não soube responder ou preferiu não opinar.

58,6% dos docentes que responderam a pesquisa optaram por continuar com as atividades remotas. 28,5% preferem suspender o calendário até que finalize as recomendações de isolamento/distanciamento social. 12,9% não souberam responder ou preferiram não opinar.

Entre os técnicos administrativos em educação, quase 70% (69,4%) optaram por continuar com as atividades remotas. Apenas 15,8% preferem suspender o calendário acadêmico e 14,8% não souberam ou preferiram não opinar nessa questão.

Todos os resultados da pesquisa podem ser acessados no link: https://wiki.ifro.edu.br/

• IFRO_-_Resultado_da_pesquisa_-_Alunos
  • IFRO_-_Resultado_da_pesquisa_-_Professores