IFRO abre seleção de propostas de projetos de pesquisa conforme a ação Primeiros Projetos - Ciclo 2020-2021

Publicado: Terça, 15 de Setembro de 2020, 15h13 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 14h53 | Acessos: 9519

Está aberto até o dia 21 de setembro de 2020 o período de inscrições para a seleção de propostas de projetos de pesquisa conforme a ação Primeiros Projetos – Ciclo 2020-2021, vinculada ao Programa Institucional de Pesquisa do IFRO (PIP). O Edital n° 11/2020 publicado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia visa selecionar até 20 Projetos de Desenvolvimento Científico e/ou Tecnológico e Inovação de servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia que não orientaram projetos nos últimos quatro anos no IFRO. Nas propostas, o coordenador deve indicar o(s) aluno(s) bolsistas, no limite de até dois por projeto.

Os projetos selecionados contarão com uma taxa de bancada de até R$ 2.000,00 por projeto e bolsas para os alunos de ensino médio e/ou ensino superior. O objetivo é fomentar a execução de projetos de pesquisa e principalmente com a participação de novos servidores como coordenadores de projetos, promovendo o aumento do número de pesquisadores do IFRO, tanto quanto a servidores e alunos como bolsistas.

Conforme o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Júnior, este edital atende a uma demanda apresentada por servidores do IFRO, que gostariam de iniciar sua experiência em coordenar projetos de pesquisa e orientador estudantes, bem como servidores que nos últimos anos não desenvolveram projetos. “Com isso, na avaliação das propostas, o peso maior da avaliação será do projeto de pesquisa, com menor peso para o currículo. O edital é assim uma ação que busca aumentar o número de servidores pesquisadores, bem como abrir novas bolsas para alunos, atingir um número maior de áreas de atuação da pesquisa, bem como fomentar a participação de pesquisadores iniciantes”, explica o gestor.

Para saber mais, os (as) interessados (as) devem acessar o Edital disponível no seguinte link https://portal.ifro.edu.br/portal-ifro/457-editais/pesquisa/10351-edital-n-11-2020-processo-seletivo-de-propostas-de-projetos-de-pesquisa-conforme-a-acao-primeiros-projetos-ciclo-2020-2021.