IFRO oferece atendimento psicológico on-line aos estudantes durante o período de atividades remotas

Publicado: Quarta, 08 de Abril de 2020, 17h03 | Última atualização em Terça, 10 de Agosto de 2021, 18h59 | Acessos: 9595

IFRO Atendimento Psicológico on line para alunosA equipe de psicólogos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) disponibiliza atendimento on-line aos estudantes, durante o período de suspensão de atividades acadêmicas em virtude da pandemia do novo Coronavírus.

A Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) do IFRO explica que, por meio deste atendimento, haverá a possibilidade de escuta e acolhimento de sentimentos, emoções e pensamentos que surjam diante deste momento. A ação objetiva reduzir o estresse e a ansiedade, bem como auxiliar na aquisição de estratégias de enfrentamento para lidar com a situação atual.

Oito psicólogos dos Campi Colorado do Oeste, Cacoal, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte e Vilhena realizarão o atendimento psicológico. A Diretoria de Assuntos Estudantis ressalta que os estudantes dos campi onde atualmente não há o serviço de Psicologia também poderão solicitar o atendimento. Os psicólogos das demais unidades realizarão os atendimentos destes, em forma de revezamento.

Os estudantes deverão preencher o formulário de solicitação de atendimento e um profissional entrará em contato para fazer o agendamento. Acesse o link do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeIoTiYNDnjkHEETnwp_D20YXAQhMQMxIrThX7K17z2bGKuWw/viewform

Segundo a Diretoria de Assuntos Estudantis, o atendimento psicológico a distância é uma modalidade autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia.

A Psicóloga Silvia Tassia Lovatto, do Campus Cacoal, destaca que um ponto que merece atenção em meio ao que vem acontecendo é a saúde mental.  “Com a quebra de rotina tivemos impacto nos relacionamentos humanos, gerando diversas emoções e comportamentos. É importante dar atenção ao que se está sentindo, saber reconhecer e lidar com este turbilhão de sentimentos. Além de buscar se relacionar e se expressar com os que  estão mais próximos nestes dias. Nesse momento, a tecnologia nos favorece, por ser uma ferramenta segura para realizar contato, podendo buscar os atendimentos profissionais que estão sendo ofertados”, comenta destacando ainda que: “Manter a saúde emocional é essencial, com consciência e sensibilidade, para lidar de maneira sensata com o cenário e com as emoções que estão surgindo, poderemos manter uma rotina menos estressante e conseguiremos cumprir com nossos deveres de forma equilibrada e segura”.

Mais ações

Além dos atendimentos on-line, serão realizadas campanhas acerca do cuidado com a saúde mental em tempos do COVID-19, por meio das mídias institucionais, bem como serão organizadas reuniões on-line com os psicólogos do IFRO e com profissionais convidados para tratar sobre essa temática com os estudantes e os servidores. Essas ações ocorrerão enquanto durarem as atividades remotas. Além disso, o trabalho contempla orientações à comunidade institucional sobre o impacto que o isolamento social pode ter no processo de aprendizagem dos alunos.

Na próxima quinta-feira (09), por exemplo, o IFRO promove uma roda de conversa on-line para falar sobre os cuidados com a saúde mental durante o atual período de isolamento social. O encontro é direcionado aos estudantes e contará com a participação de psicólogos do Instituto. Para participar é necessário acessar o link no dia do evento, a partir das 16h30. A atividade é limitada a 250 participantes. Link de acesso para participação no dia 9 de abril: https://meet.google.com/avp-ymyz-dub

Assunto(s): covid19