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Publicações de servidores do IFRO são pontes de conhecimento com a sociedade

Publicado: Quinta, 27 de Fevereiro de 2020, 16h04 | Última atualização em Segunda, 15 de Junho de 2020, 17h12 | Acessos: 10519

O quadro de pessoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) busca capacitação e inserção no mundo acadêmico compartilhando conhecimento com a sociedade. Entre as ações realizadas, estão as publicações que divulgam interna e externamente os estudos desenvolvidos, promovendo a propagação de novas descobertas, revisando a bibliografia de determinados temas e contribuindo para o desenvolvimento de novos materiais, técnicas e métodos de análise nas diversas áreas da ciência.

Sobre a contribuição social das publicações, o professor de Informática do Campus Cacoal, Thiago José Sampaio Kaiser, acredita ser relevante divulgar as produções do pessoal do IFRO. Ele acaba de publicar em parceria com os professores Carlaile L. do Vale (Universidade Federal de Rondônia - UNIR) e Inês Inácio Vieira (Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal - FACIMED) o livro “Banco de Dados: revisão e análise das tecnologias de dados”.

Publicado pela Editora Novas Edições Acadêmicas (NEA), o livro é uma coletânea de produções científicas do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Produção (GPEPRO/UNIR/Cacoal), na área de Ciência da Computação, fazendo revisão dos principais bancos de dados utilizados na região da Amazônia Ocidental, fornecendo uma nova perspectiva sobre as vantagens em utilizar sistemas de banco de dados e suas tecnologias ferramentais na produção de informação na tomada de decisão, tanto no setor tático quanto no setor estratégico das organizações.

No livro, participam com capítulos outros professores do Instituto Federal: Alberto Ayres Benicio (Campus Guajará-Mirim) e Gean Batista de Lima (Campus Colorado do Oeste). “Proporcionar acesso a uma educação de qualidade é premissa básica do IFRO e compartilhada por seus servidores. Acredito que realizar publicações, como este livro, possibilita alcançar e impactar um número maior de pessoas com conhecimento de qualidade, além de demonstrar o real compromisso do IFRO em produzir e compartilhar conhecimentos com a sociedade”, comenta Thiago Kaiser.

 

Produções

Do Campus Ji-Paraná, os trabalhos de pesquisadores e alunos do Grupo de Estudos em Temáticas Étnicas na Amazônia (GETEA/IFRO) foram apresentados durante o IV Seminário Internacional da Rede Agroculturas em 2019, no IFRO Campus Porto Velho Zona Norte. Posteriormente, se tornaram o livro chamado “As fronteiras agroculturais na Amazônia: histórias contestadas, culturas emergentes, territorialidades nacionais”, organizado por Antonio Augusto Rossotto Ioris, Vitale Joanoni Neto e Xênia de Castro Barbosa.

Vários servidores do IFRO participaram da produção bibliográfica ligada ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT/IFRO). Em alguns dos capítulos publicados estão textos orientados pela professora do Campus Ji-Paraná, Lediane Fani Felzke, doutora em Antropologia Social pela UnB (Universidade Federal de Brasília), que inclusive assina alguns em conjunto com os demais pesquisadores.

Laysa de S. Maia, Micaela C. Ferreira e Jania Maria de Paula assinam “A Construção da Paisagem Geográfica de Ji-Paraná: das influências regionais à arquitetura moderna” e “A Terra Indígena Igarapé Lourdes: deslocamentos populacionais e ameaças desde a demarcação nos anos 1970” tem como autores Ana Carolina Wajuru e Guilherme Oliveira Santolin. “O Projeto Integrador na Educação Profissional e Tecnológica: relatos de uma experiência”, de Fabrício Gurkewicz Ferreira; “O Lugar da Mulher nos Jogos Eletrônicos”, de Flávia Fendt e Maria Luiza Silva.

Além do capítulo “O Contato Interétnico dos Povos de Língua Tupi Tupari: histórias de dispersão compulsória pela Amazônia Meridional”, escrito por Leandra Gomes Silva e Larissa Santos Menezes Freire, e de “A Terra Indígena Rio Branco de Rondônia: processo de demarcação, deslocamentos étnicos e seus desdobramentos”, de Anita Beatriz Oliveira Silva e Laura Lujan Ausilio Diniz.

No currículo acadêmico, a publicação do artigo científico é uma atividade obrigatória. E para os servidores de instituições públicas, levam ao conhecimento da comunidade as pesquisas realizadas e ainda dão suporte ao trabalho educativo. Dentre as outras produções docentes do ProfEPT/IFRO, consta a produção bibliográfica incluida no livro “Pequisa, inovação e tecnologia no estado de Rondônia 2”. O capítulo “A sociedade na tela: divulgação de docs sociais, ambientais e tecnológicos no IFRO, Campus Ji-Paraná”, é de Fernanda Siqueira, Flávia Pivetta, Matheus Marques Faino, Lediane Felzke, Maria Luiza Gomes Sudário, Diego Souza Bezerra e Maurício Jesus Marques.

Ainda neste livro, a professora de Biologia do Campus Ji-Paraná, Pâmela Siqueira Oliveira de Jesus, que cursa o Mestrado Profissional em Educação Escolar, é autora do capítulo “A educação ambiental no ensino integrado em química: uma práxis educativa por meio de visitas técnicas”. O texto estuda a educação ambiental em momentos formativos proporcionados pela escola. Luana Deise Silva Fim, Maria Clara da Costa Fernandes, Jaqueline Gomes Helena, Gleison Guardi e Lorena de Souza Tavares escreveram o capítulo “Diagnóstico do estado de conservação das margens do Rio Machado no perímetro urbano”.

No livro publicado em Rio Branco (AC) no ano passado, intitulado “Pesquisa, inovação e tecnologia no estado de Rôndonia”, de Renato André Zan, há participação de servidor do Campus Ji-Paraná. Leonadro Mota Andrade (IFRO) e Nerio Aparecido Cardoso (UNIR) escreveram o capítulo “Análise de correspondência entre causas de óbito e cor/raça em Rondônia (1996-2015)”.

O tema de Jania Maria Paula de foi a imigração. Ela escreveu “Nossa Terra em outras terras: os descendentes de eslavos na Zona da Mata Rondoniense”, publicado em 2019 pela Editora Temática. No livro ela trata do movimento migratório dirigido a Rondônia a partir da década de 1970, que abarcou paranaenses descendentes de eslavos (poloneses e ucranianos) e que durante as últimas três décadas esse grupo de colonos vem contribuindo para a produção do espaço sociogeográfico na região conhecida como Zona da Mata Rondoniense, formada pelo conjunto de sete municípios, dentre eles Rolim de Moura, Novo Horizonte do Oeste, Nova Brasilândia do Oeste.

A servidora participou em “A produção do conhecimento geográfico”, pela Atenas Editora de Ponta Grossa (PR), com o capítulo “Migração e construção de território: os descendentes de poloneses e ucranianos na zona da mata rondoniense”. 

 

Campus Vilhena

Os servidores do Campus Vilhena tiveram publicações recentes. Silvio Francisco do Vale escreveu o capítulo “Treinamento Esportivo”, no livro “Educação Brasil 4” (Livrologia, 2019 – Chapecó/SC).  Eder Carlos Cardoso Diniz organizou em parceria com a docente do IFMT (Instituto Federal do Mato Grosso), Maristela Abadia Guimarães, a obra “Ensino, pesquisa e extensão nos Institutos Federais da Amazônia Legal”, que está em fase de impressão pela Editora Paco Editorial e já tem ISBN, o lançamento será em evento a ser realizado em outro estado da federação.

E no caso de Rosa Maria da Silva Gonçalves, foram publicações literárias em língua portuguesa e em outras línguas. O mais recente é o Conto “Ousar Ser”, publicado no Livro “Coletânea Reedificações: História de Mulheres brasileiras que se reinventaram pelo mundo”. (Editora Fafalag). Segundo a Docente: “É um conto autobiográfico. São as histórias de 33 brasileiras que saíram para outros estados e países a fim de reconstruírem suas vidas”. A docente também tem publicado um conto em português e francês, em um livro cujo lançamento será dia 12 de março, em Fortaleza (CE), e em maio na Suíça e em Lisboa.

Ao fazer a redação de um texto técnico e científico, amplia-se a experiência profissional, que vai enriquecer o currículo, bem como dentro da instituição escolar a formação plena dos servidores para atuação em sala de aula ou nas atividades tecnico-administrativas.

Maria Consuelo Moreira é autora de um capítulo de livro publicado pela Atena Editora em 2019, cujo título é “Visita técnica no processo de ensino aprendizagem: Uma experiência interdisciplinar no IFRO – Campus Vilhena”, resultado da experiência vivenciada por meio de uma visita técnica ao estado de Minas Gerais no ano de 2016. O projeto interdisciplinar foi coordenado pela professora de Física Marisa Rodrigues, e envolveu as disciplinas da base comum Física, Matemática, História e Geografia.

“O artigo tem por objetivo promover uma reflexão acerca da relevância das visitas técnicas enquanto recurso didático-metodológico no processo de ensino aprendizagem para os alunos dos cursos técnicos do ensino médio integrado, bem como apresentar a relevância das teorias e práticas interdisciplinares neste processo”, afirma Maria Consuelo.

Junto com a egressa de Licenciatura em Matemática do próprio Campus Vilhena, Fabiana Girolometto Ferreira (que atualmente é pós-graduanda em Ensino de Ciências e Matemática), a docente Vera Lucia Ribeiro de Azevedo possui capítulo publicado no livro “Pesquisas sobre Elementos da Prática de Sala de Aula de Matemática”, da Paco Editorial, abordando educação inclusiva. O título do capítulo é “O uso do Tangram como ferramenta de ensino de geometria para alunos surdos”.

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