Chamada aberta para egressos do IFRO preencherem formulário de acompanhamento

Publicado: Quarta, 07 de Outubro de 2020, 09h26 | Última atualização em Quarta, 11 de Novembro de 2020, 10h21 | Acessos: 14395

EgressosIFROEstudantes dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação que já concluíram seus cursos são convidados para o preenchimento do Questionário de Egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O questionário permanece aberto para respostas até o final de janeiro de 2021.

Conforme a Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis, o IFRO dispõe de uma política de acompanhamento de seus egressos desde 2017, aprovada pela Resolução 45/Consup. “Por meio desta política pretendemos fortalecer o vínculo com os nossos ex-alunos e esta chamada é uma ferramenta que utilizamos para que saibamos onde eles estão, o que estão fazendo, em que profissão estão atuando ou se seguiram seus estudos, enfim, queremos saber no que de fato o IFRO tem contribuído para a formação, vida pessoal e profissional dos nossos egressos”.

A Chamada é realizada anualmente pela Coordenação de Integração, Ensino e Sociedade da Pró-Reitoria de Extensão (CIES/Proex/IFRO). A Coordenadora da CIES, Ghueisa Ribeiro, mostra que esta ação é relevante para manter o vínculo com quem foi formado pela instituição. “Saber de seus sucessos, dificuldades, desafios, e acompanhar os profissionais que formamos em seu ingresso no mercado de trabalho para podermos melhorar nossos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação a cada ano, e direcionar nossos projetos de formação continuada às necessidades dos profissionais de cada área”, explica.

A partir do preenchimento do questionário de egressos, o IFRO tem acesso a informações que ajudam na atualização dos indicadores institucionais. “É uma ferramenta que traz benefício a ambos: contato com os egressos, oportunidades para os mesmos, assim como o direcionamento de novas ações para o IFRO”, diz Ghueisa. Ela compreende que essa comunicação dinâmica é uma forma de continuar essa relação que começou nas salas de aula. “E o IFRO permanecerá na troca de informações entre os egressos, alunos e o Instituto Federal”, avalia.

O contato da Coordenação de Integração, Ensino e Sociedade é o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. E a página de egressos no portal da instituição é https://portal.ifro.edu.br/egresso-nav.

A Pró-Reitora de Extensão explica que “mediante a análise das informações coletadas, conseguiremos projetar melhor uma avaliação dos cursos ofertados, de forma a verificar a pertinência dos currículos às demandas da sociedade e alinhados aos arranjos produtivos, sociais e culturais da região em que atuamos”. Goreth Reis completa que “é importante destacar também que esta ação consta no Plano de Desenvolvimento Institucional e consiste em um dos importantes indicadores do IFRO. Portanto, convidamos a todos os nossos ex-alunos para que possam preencher o questionário e contribuir mais uma vez com o desenvolvimento da nossa instituição”.

Para preencher os formulários, os egressos devem acessar conforme a formação concluída no IFRO: