IFRO realiza novo planejamento das atividades de ensino e calendário acadêmico

Publicado: Terça, 02 de Junho de 2020, 18h26 | Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2020, 19h44 | Acessos: 33558

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), iniciou na última semana o replanejamento das ações de ensino e alteração no calendário acadêmico da instituição. Com reuniões semanais, gestores e servidores que atuam no ensino no IFRO estão discutindo estratégias para um melhor atendimento aos alunos neste período. As medidas foram publicadas através da Portaria nª 959/REIT, de 14 de maio, que prevê uma revisão das estratégias de atendimento aos estudantes devido ao período de pandemia do novo coronavírus.

Os trabalhos realizados pelo ensino neste período estão adotando métodos diferenciados, considerando grupos distintos de alunos, como, por exemplo, os que já finalizam os cursos neste semestre e também àqueles que ingressaram este ano na instituição. O Pró-Reitor de Ensino, Edslei Rodrigues, explica que o grupo de concluintes exige cuidado, atenção e foco especial por sua condição de integralização. Segundo ele, também o grupo de ingressantes e intermediários precisa de atenção especial com o objetivo de manter o sentimento de pertencimento ao Instituto e o interesse pelas atividades desenvolvidas.

O calendário acadêmico está sendo ajustado com a finalização do replanejamento das atividades até o dia 7 (sete) de junho. No período de 8 (oito) de junho até 11 (onze) de julho serão realizadas atividades letivas e diferenciadas, recuperação, exame final e finalização do semestre. Entre os dias 13 (treze) de julho a 11 (onze) de agosto está previsto o período de férias dos estudantes. E antes do retorno das atividades, ainda será realizado um planejamento e encaminhamentos, com base na definição sobre como serão desenvolvidas as atividades do segundo semestre.

Dando sequência à política de transparência, o Instituto realizará uma nova pesquisa, no período destinado à análise e definição pela gestão, servidores e comunidade sobre o formato das atividades a serem implementadas no segundo semestre letivo. “Diante das incertezas que o momento apresenta, faz-se necessária a avaliação constante do processo que instituímos, a continuidade das atividades remotas de ensino. Como está acontecendo constantemente a publicação de portarias, medidas provisórias e pareceres, a Pró-Reitoria de Ensino tem que estar atenta a esses documentos, para que as orientações emitidas estejam em consonância com os documentos norteadores nacionais”, explicou o Pró-Reitor de Ensino.

O IFRO também tem realizado constantes orientações pedagógicas para fortalecer o acompanhamento dos alunos, mantendo o apoio psicológico, ampliando canais de comunicação com os pais dos estudantes e promovendo atividades educacionais que reforcem a interdisciplinaridade. “Outro fator preponderante é a avaliação pedagógica das atividades de ensino remotas, sempre primando pelo bem-estar do nosso aluno e das condições de trabalho para os nossos professores e equipe técnica pedagógica”, concluiu Edslei.