IFRO implanta Módulo Central de Serviços de Tecnologia da Informação no SUAP

Publicado: Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 15h07 | Última atualização em Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 19h15 | Acessos: 29030

Suap 5

O Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) utilizado no IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) agora possui implantado o Módulo Central de Serviços de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação). A implantação foi realizada pela Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI), juntamente com as Coordenações de Gestão de TI de todos os campi do IFRO, e teve finalização no dia 3 de fevereiro.

De acordo com o diretor da DGTI, Erlan Fonseca de Souza, é necessário divulgar para todos os servidores e alunos do IFRO o novo método de atendimento disponíbilizado pelas equipes de Tecnologia de Informação de todas as unidades. O objetivo do novo módulo é o de aprimorar a gestão dos serviços de TIC e proporcionar aos usuários um melhor atendimento para suas solicitações.

O projeto teve início no segundo semestre de 2019, quando uma comissão foi instituída para elaborar o Catálogo de Serviços de TIC, em que se apresenta a descrição de cada serviço oferecido, organizado por categorias, estabelecendo sua classificação (requisição ou incidente), os responsáveis pela solicitação e os prazos para atendimento pela equipe de TI. “Após sua elaboração, foi submetido ao comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação, onde foi aprovado e formalizado através da Portaria 133 de 28/01/2020. Tais serviços foram configurados no módulo Central de Serviços do SUAP e já estão disponíveis para servidores e alunos do IFRO solicitá-los”, explica Erlan.

Entre os diferenciais do projeto para o usuário estão a disponibilização para os alunos do IFRO (matriculados no SUAP), o ambiente organizado por categorias para facilitar a solicitação do atendimento e ainda ser possível avaliar o atendimento. Além disso, a base de conhecimento permite ao usuário solucionar seu problema antes da abertura do chamado.

Para a gestão do IFRO, o novo módulo ainda permite a obtenção de indicadores como o tempo de resposta das equipes, carga de trabalho dos atendentes, serviços recorrentes, avaliação dos usuários quanto aos serviços solicitados, classificação do suporte por nível de serviço, entre outros recursos de governança de TIC.

Para solicitar seu atendimento, basta o usuário acessar o sistema SUAP com suas credenciais institucionais (servidores = SIAPE, aluno = número de matrícula), que no Dashboard terá disponível o Módulo “Central de Serviços”, bastando o usuário clicar em “Abrir Chamado”.

O serviço antigo de solicitações (envio de e-mail para suporte.“campus”@ifro.edu.br) estará disponível até o dia 02/03/2020. Segundo o diretor da DGTI, caso o usário tenha alguma dificuldade, as equipes de TI de todas as unidades estão à disposição para auxiliar no que for necessário.

• Suap
  • Suap_3