Servidores do IFRO podem se inscrever em Doutorado Interinstitucional em Administração da UFPR

Publicado: Segunda, 20 de Janeiro de 2020, 18h54 | Última atualização em Terça, 21 de Janeiro de 2020, 15h13 | Acessos: 33217

As inscrições para o processo seletivo do curso de Doutorado Interinstitucional do Programa de Pós-Graduação em Administração a ser ofertado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), para o ano letivo de 2020, estão abertas até o dia 03 de fevereiro de 2020. São destinadas até 15 vagas para servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

A oferta de vagas é proveniente do Termo de Cooperação Técnico-Científica celebrado entre a entre as duas instituições conforme processo administrativo UFPR n.º 23075.076838/2019-14. Poderão participar candidatos, desde que enquadrados no item 1.4 do Edital (acesse AQUI), que já concluíram o curso de mestrado em qualquer área de conhecimento, reconhecido pela CAPES. Para curso de mestrado realizado no exterior deverá ser apresentado o documento de revalidação em território nacional.

As inscrições deverão ser realizadas pelo candidato exclusivamente por meio do formulário disponível em: https://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/processoseletivo/index.jsp?sequencial=1860. Todos os documentos comprobatórios deverão ser anexados ao Formulário Eletrônico de Inscrição no ato da inscrição e em formato PDF. A lista com todos os documentos que devem ser anexados eletronicamente (que não podem ultrapassar o tamanho total de 50 MB) pode ser conferida no Edital no item 2.6.

Serão selecionados no máximo 15 candidatos, sendo até nove vagas para a linha de pesquisa Estratégia e Análise Organizacional, no máximo cinco vagas para a linha de pesquisa Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor e até uma vaga para a linha de pesquisa Inovação e Tecnologia.

A seleção dos candidatos será realizada em três etapas eliminatórias. A primeira consiste na análise do resultado do Teste Anpad; a segunda etapa compreende na: I) Análise do Documento de Inscrição; II) Análise da Proposta de Tese; e III) Pontuação Geral nos exames TOEFL ou Cambridge. A terceira etapa consiste na análise da entrevista e da defesa de proposta de tese.

Do curso

Segundo a Coordenação de Pós-Graduação do IFRO, o doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UFPR foi implantado em 2004, e na última avaliação da CAPES obteve a nota 5, em uma escala de 1 a 7. “É uma instituição centenária e de excelência que tem muito a contribuir com a formação dos servidores do IFRO”, destaca.

A duração do curso de Doutorado não poderá ser inferior a 24 meses nem exceder a 48 meses, a partir da data da matrícula, incluindo a defesa de tese. Faz parte da formação do aluno, seu envolvimento com atividades de pesquisa na Linha à qual está vinculado e a publicação de trabalhos em coautoria com seu orientador, de acordo com as regras do Programa.

As matrículas dos aprovados estão previstas para março de 2020. As aulas ocorrerão no Campus Porto Velho Zona Norte, com início em abril de 2020. As aulas serão modulares e ocorrerão em 1 semana ao mês ao longo deste ano. Também há previsão do desenvolvimento de disciplinas eletivas, participação em grupo de pesquisa e orientação diretamente no Campus Jardim Botânico da UFPR em Curitiba. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser consultadas no Edital.

Sobre a Cooperação

O termo de cooperação entre IFRO e UFPR foi firmado em dezembro de 2019 para formação de até 15 servidores do IFRO no Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Administração, vinculado ao Programa de   Pós-Graduação em Administração  (PPGA)  da Universidade Federal do Paraná- UFPR.

A Coordenação de Pós-Graduação do IFRO destaca que a cooperação oportuniza a formação de servidores em nível stricto sensu com impacto direto no ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos nas unidades do IFRO, fortalecimento dos grupos de pesquisas e verticalização do ensino que contribuia para a ampliação da oferta de cursos de pós-graduação pelo IFRO. “A parceria contribui também para a produção de pesquisas entre as instituições parceiras e de pesquisas socialmente relevantes para o estado de Rondônia”, ressalta.