Audiência Pública apresentará Campus Avançado São Miguel do Guaporé na terça-feira (20)

Publicado: Sexta, 16 de Agosto de 2019, 16h26 | Última atualização em Terça, 20 de Agosto de 2019, 14h18 | Acessos: 1143

Campus Avançado de São Miguel Audiência

No dia 20 de agosto, terça-feira, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realiza a Audiência Pública de apresentação e implantação do Campus Avançado São Miguel do Guaporé. A reunião inicia às 19h30, na Câmara de Vereadores de São Miguel do Guaporé, município distante 350 km da Capital Porto Velho - RO.

“Vamos apresentar o IFRO para a comunidade e informá-los sobre o andamento das ações de implantação do IFRO: estudos, construção, oferta de cursos, pesquisa, observatório etc”, afirma o Diretor do campus, Miguel Fabrício Zamberlan. Na Microrregião Alvorada d’Oeste, única das oito regiões do Estado que ainda não contava com a estrutura física do IFRO, o Projeto de Implantação do Campus Avançado São Miguel do Guaporé atende aos anseios das comunidades próximas.

Segundo o diretor, o IFRO instalado na região passa a ser uma alternativa fundamental para o desenvolvimento regional, através da implantação de projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, podendo fortalecer os arranjos produtivos e contribuir para a democratização da educação. “A região possui cerca de 150 mil pessoas a serem atendidas, que com a implantação do IFRO irá permitir atender os arranjos produtivos locais de forma a contribuir com o crescimento econômico e social da região, por meio da formação técnica e profissional dos cidadãos”, completa Miguel.

Durante a Audiência Pública, além de apresentar o projeto do novo campus do IFRO, serão repassadas informações sobre o andamento do início das atividades da unidade e os cursos que poderão ser iniciados ainda neste ano.

Cursos on-line

A data marcará também o lançamento da plataforma para consulta de acervos da biblioteca digital e da plataforma de cursos on-line (MOOC), ambas da DEaD (Diretoria de Educação a Distância). O objetivo é o de divulgar a chegada do IFRO no município e oportunizar que a população se aproprie do andamento da implantação.

MOOC é a sigla do termo em inglês Massive Open Online Course. Por meio de plataformas de ensino na internet são ofertados cursos abertos com o intuito de ampliar acesso ao conhecimento para um grande número de pessoas. Os cursos ofertados no formato MOOC são certificados pelo IFRO, sem exigência de pré-requisitos para a sua realização ou seleção prévia. São livres, sem custos de inscrição ou outras taxas e podem ser cursados por qualquer pessoa e em qualquer horário de estudo. Ao finalizar os cursos livres do MOOC/IFRO, o próprio sistema emitirá o atestado de horas para o aluno.

Campus Avançado

A Prefeitura de São Miguel do Guaporé efetuou a doação de terreno para implantação do IFRO numa área de propriedade municipal medindo 44.250 metros quadrados, localizada na zona urbana. Toda a área será suficiente para a implantação de ambientes de aprendizagem e administração, assegurando assim o apoio da Prefeitura para efetiva implantação do Campus Avançado São Miguel do Guaporé.

O Instituto Federal já oferta no município cursos a distância, por meio do Polo de Educação a Distância do IFRO, localizado no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA). Conforme o planejamento institucional para 2019, os primeiros cursos presenciais do campus serão o Técnico em Administração - Concomitante ao Ensino Médio e a Pós-graduação de Educação de Jovens e Adultos.