IFRO assina termo de cooperação técnica com IFAM para oferta de cursos EaD

Publicado: Sexta, 17 de Mai de 2019, 14h52 | Última atualização em Sexta, 17 de Mai de 2019, 14h52 | Acessos: 1501

Termo de Cooperação IFRO IFAM 5

Os reitores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e do Amazonas (IFAM) assinaram, na quarta-feira (15), Termo de Cooperação Técnica para oferta de cursos a distância. A solenidade de assinatura ocorreu na Reitoria, em Porto Velho (RO). A previsão é de que cursos produzidos pelo IFRO sejam ofertados, via educação a distância, no próximo semestre para alguns campi do Instituto Federal do Amazonas. A cooperação tem duração de três anos.

Segundo o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, a partir da cooperação firmada, as duas instituições poderão ofertar formação profissional técnica, superior e de cursos de formação inicial e continuada, por meio da colaboração e desenvolvimento dos cursos e desenvolvimento de tecnologias. “É uma ação importante por dois motivos: uma diz respeito à retribuição ao IFAM, pois o IFRO foi implantado pelo Instituto Federal do Amazonas, então é muito gratificante para o IFRO poder fazer essa cooperação. Outro motivo é o fato de o IFRO ter hoje uma estrutura de educação a distância que possibilita alcançar outras localidades, além do território de Rondônia, já temos parceria com os Institutos da Amazônia Legal e outras unidades fora da região Norte, e essa assinatura com o IFAM estreita essa relação, uma vez que poderão replicar material produzido pelo IFRO. O IFAM tem unidades iniciando suas atividades em 2019 e a proposta é que as atividades de Educação a Distância já comecem neste ano, para que esses campi novos também já matriculem alunos, iniciando uma consolidação dos mesmos”, adianta o gestor.

Antônio Venâncio Castelo Branco, Reitor do IFAM, ressaltou que a assinatura do termo de Cooperação Técnica representa um momento ímpar para a história da Educação Profissional do Amazonas, “[...] principalmente por se tratar de uma parceria com o IFRO. Nós já trabalhamos com Educação a Distância, só que no modelo semipresencial, que difere da forma com que o IFRO vem trabalhando. Essa parceria vai consolidar as ações de EaD no âmbito IFAM. Nós já trabalhamos com cursos técnicos, graduação e pós-graduação e poderemos dispor documentos relacionados, como PPCs e materiais já produzidos que difiram de cursos o IFRO já desenvolve. Nós também podemos trabalhar essas socialização de materiais, como também vamos fazer o inverso”.

• Termo_de_Cooperação_IFRO-IFAM_2
  • Termo_de_Cooperação_IFRO-IFAM_4