Acadêmico do IFRO é selecionado para bolsa de estudos no Canadá

Publicado: Sexta, 11 de Janeiro de 2019, 19h25 | Última atualização em Sexta, 11 de Janeiro de 2019, 19h49 | Acessos: 3003

O acadêmico Michel Talisson Gomes Lima conquistou Bolsa de Estudos no Canadá

Um acadêmico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia foi selecionado para uma bolsa de estudos no Canadá. A seleção ocorreu no fim de 2018, através da Chamada Pública CONIF/AI Nº 004/2018 DE 19 DE NOVEMBRO DE 2018, Programa de Bolsas Canadá-Brasil (Canada-Brazil Scholarship Programs - CBSP), a qual concedeu cinco bolsas, sendo uma bolsa por região do país (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul). Na Região Norte o escolhido foi o estudante do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ofertado no Campus Ji-Paraná, Michel Talisson Gomes Lima.

Michel, que tem 20 anos e concluiu o terceiro semestre do curso em ADS em 2018, conta que como foi o processo de seleção. “Foi acirrado, mas consegui ser o selecionado do IFRO. Aí passei para a etapa seguinte para saber quem seria o estudante da Região Norte que seria selecionado para mobilidade. Nesta etapa eu tive que comprovar minha proficiência em inglês por meio de uma prova. Uma vez comprovado, dois dias depois tive uma entrevista por vídeo com um membro do CiCan, e em seguida tive que elaborar uma redação. Eles também avaliaram meu histórico acadêmico, minha carta de intenções, onde eu falo sobre mim e o que faço e pretendo fazer,  e meu curriculum vitae”, detalha.

Segundo a Assessoria de Relações Internacionais do IFRO (Arint), que realizou a seleção interna dos candidatos, o Colleges and Institutes Canada (CICan) vai alocar os estudantes selecionados de acordo com o perfil acadêmico de cada aluno. A bolsa de estudos é de até 16 meses. A participação do acadêmico do IFRO, na opinião da Assessora de Relações Internacionais, Laura Borges Nogueira, reforça a consolidação da internacionalização no IFRO. “Mais uma ação que fortalece a visibilidade de nossa instituição no exterior, comprovando nossa capacidade de formar alunos voltados para a realidade de mercado e com as habilidades exigidas para um cidadão do século XXI”, comenta.

O acadêmico, que é egresso do Curso Técnico em Informática, está ansioso para o início do intercâmbio, previsto para o mês de março de 2019. “Minhas expectativas a respeito da mobilidade são as melhores possíveis. Além de estudar outro idioma fora do país, vou fazer um ano de minha graduação em uma faculdade canadense, e por fim, ainda poderei estagiar. Ou seja, vou poder conhecer a educação e um pouco do mercado de trabalho canadense. E o melhor de tudo: quando voltar para o Brasil poderei compartilhar todas essas experiências e conhecimentos adquiridos com o IFRO”, acrescenta.

Sobre o Programa

O Programa de Bolsas Canadá-Brasil (Canada-Brazil Scholarship Programs - CBSP), o Colleges and Institutes Canada (CICan), em colaboração com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), ofertou a terceira edição do programa para o período 2019-2020. O Programa é dedicado aos estudantes brasileiros de cursos superiores em tecnologia das Instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todo o país que estejam dispostos a aperfeiçoar seu inglês e estudar em institutos e colleges canadenses.

Conforma a Chamada Pública, a bolsa de estudos inclui taxas de matrícula, ajuda de custo para compra de materiais de estudo e despesas de viagem de ida e volta do Canadá. Também estão incluídos uma ajuda de custo para cobrir despesas de acomodação, além de ajuda de custo mensal e seguro de saúde de emergência durante o período de estudos no Canadá.

Internacionalização no IFRO

A internacionalização no Instituto Federal de Rondônia tem se fortalecido gradativamente, principalmente através do Programa de Internacionalização da Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRO (Pipeex) e do ensino de línguas estrangeiras e português como língua estrangeira nos Centros de Idiomas distribuídos nos campi do IFRO. “As parcerias com instituições estrangeiras permitem diversos tipos de ações que contribuem para o ensino, a pesquisa e a extensão, uma vez que temos projetos de servidores e alunos nessas três esferas sendo conduzidos durantes períodos de mobilidade internacional, temos servidores realizando mestrado em instituição estrangeira parceira, temos campi que ofereceram cursos FIC para alunos e/ou servidores de outros países, como foi o caso dos campi Ji-Paraná e Colorado do Oeste, entre outras ações”, destaca a Assessora de Relações Internacionais do IFRO, Laura Borges Nogueira, acrescentando que “[...] o IFRO precisa olhar cada vez mais para o que se faz também fora do Brasil, e se apropriar de conhecimentos que agreguem avanços científicos e tecnológicos para nossas ações no Estado de Rondônia e principalmente que nos fortaleçam como seres humanos preocupados com o bem-estar uns dos outros, sem distinção. A internacionalização é simples, mas depende desse esforço em alcançar o outro lá fora e também de trazê-lo para nós. A principal barreira a ser vencida é a linguística, e aos poucos temos conseguido ações bastante positivas”.