VI Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRO inicia no dia 21

Publicado: Terça, 20 de Novembro de 2018, 10h56 | Última atualização em Quarta, 21 de Novembro de 2018, 07h46 | Acessos: 1749

conpex IFROA 6ª edição do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpex) será aberta nesta quarta-feira (21) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O evento será promovido até 23 de novembro, em Porto Velho (RO), tendo sessão solene de abertura na manhã do dia 21, às 8 horas, no Auditório da Faculdade UNIRON, unidade Shopping. Depois da mesa de abertura será proferida a palestra “O Papel da Educação Científica na Construção do Conhecimento e de uma Sociedade mais Igualitária”, com a professora Joana D'Arc Félix da ETEC de Franca (SP).

Sediado neste ano pelo Campus Porto Velho Zona Norte, o Conpex ocorre desde 2013, organizado pelas Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp), Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e Pró-Reitoria de Ensino (Proen) em conjunto com todos os campi do IFRO. A temática central desta edição será “Empreenda Educação!”.

“Estamos dando uma nova roupagem para essa edição. Vamos dispor de vários espaços, como o ‘Palco Educação’, ‘Palco Principal’, além da ‘Arena de Soluções’ que vai envolver vários subeventos, como a ‘Mostra de Inovação’ e a ‘Mostra de Empreendedorismo’. Também contaremos com um palco para palestras, que vão tratar sobre empreendedorismo social, inovação e outros assuntos ligados à tecnologia e a áreas correlatas. Nossa aposta é trazer o público externo para conferir as atividades do Conpex”, comenta a Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis.

Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp), Gilmar Alves Lima Júnior, esta edição do Conpex contará com programação e temática voltadas para a formação integral e cidadã do estudante. “Em reunião com as pró-reitorias de ensino, pesquisa e extensão desenvolvemos um evento diferente das edições anteriores, visando agregar competências e habilidades na formação dos participantes. Em 2018, teremos um evento menos acadêmico, embora tenhamos apresentações de trabalhos científicos palestras e minicursos, mas toda a temática desta edição está voltada para uma formação do cidadão. Então teremos a parte acadêmica e também palestras voltadas para o autoconhecimento, para a inteligência emocional, como realizar trabalho em equipe, aspectos que vão agregar valor na carreira de um profissional. Desta forma, vamos receber trabalhos submetidos por público externo e apresentações dos mesmos, além de mentoria para trabalhos de inovação, que outro ponto forte do evento. Teremos um grande time de profissionais que vão receber alunos, pesquisadores para conversar e orientá-los a desenvolver as ideias apresentadas”, explica.

Programação

No período da tarde do dia 21, às 14 horas, no Palco Principal (Auditório do Campus Zona Norte), ocorrerá a mesa-redonda “Tendências para a Educação Profissional na Rede Federal”, com os professores Lucilene Acácio/IFAC, Marcos Serafim dos Santos/IFAM, Gilmar Alves Lima Júnior/IFRO e mediação de Elizangélica Fernandes da Silva. E às 19 horas, terá a palestra "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: o que os institutos federais podem fazer nos campos da formação profissional e da ciência e tecnologia”, com o professor Sérgio Loss/IFRO.

Ainda haverá espaço nos três dias de evento para atividades que ocorrerão nos Espaços Educação, Arena Soluções, Palco Principal, atendendo as áreas temáticas educação, ensino, pesquisa, extensão e inovação. O Conpex possui diversos subeventos, com atividades voltadas para apresentação de banner e oral, palestras, minicursos, oficinas, rodas de conversa, mostras, seminários e competições.

A novidade fica por conta da Arena Soluções, que será montada na quadra poliesportiva do Campus Porto Velho Zona Norte. Diversos temas estão programados, iniciando pelas palestras: “Como Inovar?”, do Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/IFRO), com Márcio Miranda, às 14 horas; seguido por “Empreendedorismo para Jovens”, com - Enoque do Carmo e Junior Achievement; além da Feira de Estágio, Diálogo com os parceiros, Mentorias, Mostras de Inovação e de Empreendedorismo.

Confira a programação completa - AQUI.

Lista de banners a serem apresentados - AQUI.

Lista de apresentação oral - AQUI.