Congresso Amazônico de EaD inicia nesta quarta-feira (07) no IFRO

Publicado: Segunda, 05 de Novembro de 2018, 17h20 | Última atualização em Segunda, 05 de Novembro de 2018, 17h41 | Acessos: 1419

Congresso Amazônico de EaD

Entre os dias 07, 08 e 09 de novembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia realiza o I Congresso Amazônico de Educação a Distância – Região Norte, a 6ª edição do Seminário de EaD do IFRO e IV Workshop GPED (Grupo de Pesquisa em Educação a Distância). O tema central deste ano é “Educação a Distância: Novos caminhos”. As atividades irão ocorrer nos auditórios dos Campi Porto Velho Calama e Porto Velho Zona Norte.

São aguardadas cerca de 300 pessoas, incluindo representantes de outros estados da região norte do Brasil, entre professores, estudantes, tutores, pesquisadores e demais interessados na temática educação a distância. As inscrições seguem até o dia 06 de novembro e podem ser feitas no seguinte link: https://bit.ly/2Okoims.

A abertura do evento acontecerá no dia 07 de novembro, às 19h30, no auditório do Campus Porto Velho Calama, localizado na Avenida Calama nº 4985 Bairro Flodoaldo Pontes Pinto. O evento contará com palestra magna intitulada “As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), a colaboração e aprendizagens compartilhadas" a ser ministrada pela Professora Kátia Morosov Alonso (UFMT).

O evento reflete sobre os novos caminhos que a educação a distância vem delineando no século XXI seja no campo metodológico, curricular, tecnológico, formativo, de gestão e/ou de políticas, considerando a evolução das tecnologias da informação e da comunicação (TICs), bem como, as ferramentas e modelos empregados no processo ensino-aprendizagem a partir das TICs.

A organização é da Diretoria de Educação a Distância (DEAD/Reitoria/IFRO), com a colaboração de todos os campi. Realizado desde 2011 o Seminário de EaD iniciou como atividade de calendário do Campus Porto Velho Zona Norte, por ser a unidade que oferta cursos nessa modalidade, além de contar com um quadro de servidores com formação na área.

Em 2017 o público alcançado foi estimado em aproximadamente mil pessoas inscritas nas 20 atividades em formato itinerante, como: visita técnica, aula-barco, oficinas, minicursos, palestras, talkshow, e contou com vários parceiros, além de angariar brinquedos para crianças com câncer, uma ação de cunho social que amplia o atendimento a comunidade externa e fortalece os valores da Instituição.

“Com a inclusão da EaD como uma área estratégica do IFRO (PDI 2018 - 2022) e como um esforço no sentido de institucionalizá-la, em 2018, a Diretoria de Educação a Distância (DEAD/Reitoria) passa a realizar o I Congresso Amazônico de EaD”, explica o Diretor de Educação a Distância, Adonias Soares da Silva Júnior. Haverá durante o evento palestras, oficinas, mesa redonda, apresentação de artigos e sessão de pôsteres.

Oficinas e Minicursos

Dentre as oficinas previstas na programação estão: Facebook como ferramenta pedagógica; Construção de recursos pedagógicos para alfabetização no sistema Braille; Ferramenta de avaliação da qualidade EaD – SAAS; Interpretação de texto em Língua Portuguesa escrita para surdos; Gestão em Educação e os sujeitos da EaD; Técnicas de tradução e interpretação de LIBRAS/Português.

Minicursos também serão ofertados durante o evento, dentre eles: História em Quadrinhos (HQ); Diretrizes para elaboração de projeto de pesquisa; Produção de texto dissertativo argumentativo; Ferramentas do Google; A produção de vídeo para redes sociais.

O evento contará ainda com uma web conferência a ser ministrada por Daniel Mill, da Universidade Federal de São Carlos no dia 08/11 no auditório do Campus Porto Velho Zona Norte, às 19h30. Na mesma noite (08/11), às 19h30, ocorrerá nos Estúdios do Campus Porto Velho Zona Norte a palestra “Inovação e conhecimento na era digital: qual é o futuro?” que será conduzida por Walace Soares (USP).

Confira a programação completa em anexo:

• Congresso_Amazônico_de_EaD