Servidores podem se candidatar a um curso in company ofertado pela DGP

Publicado: Terça, 18 de Setembro de 2018, 13h46 | Última atualização em Quarta, 19 de Setembro de 2018, 10h36 | Acessos: 814

Estão abertas as inscrições para o curso de Redação Oficial, Elaboração de Relatórios e Parecer Técnico destinado aos servidores da reitoria e dos campi do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia). A capacitação In Company ocorre no período de 15 a 19 de outubro, em Porto Velho. São 30 vagas ao todo. Os servidores interessados devem fazer inicialmente a solicitação à chefia imediata, que indicará até o dia 27/09/2018 o nome para a CGP (Coordenação de Gestão de Pessoas) de sua unidade. As diárias e passagens dos servidores que irão participar da capacitação serão por conta de sua unidade de lotação.

Conforme Edital do Processo Seletivo para Seleção de Facilitadores publicado pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP/IFRO), foi classificado para ministrar o curso de “Redação Oficial, Elaboração de Relatórios e Parecer Técnico”, o servidor Sérgio Francisco Loss. Conforme a Diretora de Gestão de Pessoas, Débora Gonçalves de Lima, “o curso de Redação Oficial busca atender a uma demanda dos servidores do IFRO em relação a essa temática. E pensando no nosso PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), que tem a parte de valorização dos servidores e melhoria do ambiente organizacional, aproveitamos a capacitação para fazer duas ações de valorização dos servidores: uma que é valorizar o nosso quadro, os nossos servidores que estão aptos a ministrar disciplina. Então, foi aberto um edital para selecionar um ministrante do curso. E também valorizar os servidores que demandavam capacitação. Esperamos que tenha uma boa participação dos servidores”.

A DGP ainda promoverá agenda de formação deste ano, no formato In Company, o curso de capacitação em EaD (Educação a Distância), em data a ser definida. Além do curso de Gestão de Riscos, previsto para ocorrer no período de 05 a 07/11/2018, e do curso de Capacitação dos Novos Gestores, que acontecerá de 05 a 09/11/2018. Todos os cursos serão no município de Porto Velho. “Em geral, os cursos In Company atendem a uma necessidade solicitada pelos setores demandantes, então, fazemos uma avaliação positiva com relação aos cursos, que também é uma economia, a eficiência do gasto público, porque eu reduzo consideravelmente o custo. E aproveitando que estamos em uma instituição de educação, que temos vários professores aptos a ministrar disciplinas, foi uma oportunidade de promover a eficiência dos recursos públicos”, afirma Débora Lima.

ENAP

Com relação aos cursos In Company, o IFRO integra desde 2015 o Programa ENAP em Rede, da Escola Nacional de Administração Pública. De acordo com a ENAP, a iniciativa é uma estratégia de oferta descentralizada de capacitações, por meio de cursos de desenvolvimento técnico e gerencial, possuindo ainda o objetivo de alcançar os servidores públicos do Executivo Federal distribuídos no território nacional e, complementarmente, os servidores dos executivos estaduais e municipais.

“Nessa proposta, a ENAP oferece cursos para o Estado de Rondônia, para servidores federais, assumindo o pagamento do instrutor do curso e o IFRO entra com a questão de formar turma, oferecer espaço físico e pagar diárias e passagens para os ministrantes dos cursos. Em 2015 foram quatro cursos, em 2016 mais três, em 2017 dois e em 2018 outros três. E esse quantitativo de oferta é definido pela ENAP, sendo que 50% das vagas são destinadas para o IFRO e 50% para servidores dos outros órgãos, e havendo vagas são disponibilizadas para o estado e para os municípios. Toda parte de inscrição é gerenciada pela ENAP, é na página dela na internet que o servidor realiza a inscrição”, explica a Diretora de Gestão de Pessoas.

Nesta semana, está ocorrendo o último curso do ano dessa parceria: Gestão da Estratégia com uso do BSC (Balanced Scorecard), que atende no IFRO necessidades atuais da estratégia de acompanhamento do PDI. As outras duas ofertas foram Análise e Melhoria de Processos Metodologia MASP e Gestão do Orçamento Público.