II Feira da Agricultura Familiar e Agroecológica em Ji-Paraná reforça integração entre campo e cidade
Durante três dias, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) reuniu produtores rurais, estudantes e comunidade em geral na II Feira da Agricultura Familiar e Agroecológica, realizada no Campus Ji-Paraná. O evento ocorreu entre os dias 5 e 7 de novembro e teve como objetivo valorizar os produtores rurais, promover práticas sustentáveis e fortalecer o diálogo entre saberes tradicionais, ciência e comunidade.
Na abertura, a Pró-Reitora de Extensão, Érica Navarro, destacou o caráter coletivo da iniciativa e o compromisso do IFRO com o desenvolvimento social. “A feira foi construída assim, com carinho e com essa solidariedade de fato. As pessoas se uniram para que esse momento seja para vocês. Meu papel aqui não é apenas como Pró-Reitora de Extensão. Dentro da instituição, é olhar para fora dos muros do IFRO e pensar nas pessoas que não estão ainda aqui, mas que queremos que venham. Queremos vocês aqui conosco, queremos que vocês fiquem conosco e sejam nossos parceiros nos dez campi que temos espalhados dentro do estado”, afirmou.
A programação foi marcada por palestras, oficinas, mesas-redondas, apresentações culturais, exposições e comercialização de produtos da agricultura familiar e agroecológica. O evento também contou com um espaço de troca de sementes crioulas, atividades de educação ambiental e uma programação especial para as crianças, com atividades lúdicas voltadas à valorização da natureza. Entre os destaques da agenda estiveram o “Café Camponês” e a “Troca de Sementes dos Povos Originários”, reunindo agricultores, comunidades tradicionais e representantes de movimentos sociais.
O Agricultor Familiar Ademir Souza ressaltou a importância do evento para aproximar o campo da cidade e incentivar o consumo direto do produtor. “É o nosso sonho essa feira, essa integração entre campo e cidade. A cidade cada vez mais próxima do campo e que se possa comprar diretamente do agricultor”. Ele também destacou o desejo de que projetos de mecanização contemplem mais recursos para modernização, aquisição de maquinários e aumento da produtividade no campo.
A Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, Letícia Carvalho Pivetta, enfatizou o papel essencial da agricultura familiar para a saúde e o bem-estar da sociedade. “Nós somos aquilo que comemos. E a agricultura representa a vida, representa a saúde. E sabemos dos desafios que esse homem do campo enfrenta para poder trazer o seu produto. Mesmo assim, ele vive em harmonia com aquele ambiente onde desenvolve sua produtividade, porque ele e sua família cuidam para que tenhamos um alimento saudável na nossa mesa. Então, nossos agradecimentos a todos os agricultores familiares e à agroecologia pelo seu trabalho. Esse trabalho é fundamental. Ele traz vida para o nosso estado e para o nosso país”, ressaltou.
Comprometido com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento das cadeias produtivas locais, o IFRO, ao realizar a II Feira da Agricultura Familiar e Agroecológica, buscou fortalecer o espaço de integração com as comunidades rural e urbana. Encerrando sua fala, Letícia reforçou o compromisso do IFRO em apoiar o desenvolvimento rural com ciência e tecnologia.
“Nosso desafio, enquanto instituição de tecnologia, é proporcionar espaços de capacitação, proporcionar tecnologia para esse homem e essa mulher do campo tenham melhor subsistência, para que eles tenham o melhor aproveitamento da sua força de trabalho. Eu espero que esta feira seja um desses espaços, um espaço onde vocês vão poder debater temas importantes e adquirir produtos saudáveis e artesanatos feitos com carinho”, concluiu a Diretora-Geral.
Redes Sociais