Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Nota Informativa

Publicado: Terça, 11 de Novembro de 2025, 09h18 | Última atualização em Terça, 11 de Novembro de 2025, 09h18 | Acessos: 317

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), em atenção à situação envolvendo servidores da instituição durante a 13ª edição dos Jogos Interno do IFRO (JIFRO), realizada em Porto Velho, informa que, desde o conhecimento do ocorrido, a Reitoria, por meio da Coordenação dos Jogos, atuou de forma imediata e objetiva na adoção das medidas cabíveis.

De forma oficial, a reclamação foi protocolada junto à Reitoria ontem, dia 10 de novembro de 2025, e prontamente encaminhada à Ouvidoria do IFRO para apuração e adoção dos procedimentos administrativos, conforme orienta a legislação vigente.

Tais medidas demonstram o compromisso do IFRO com a promoção de um ambiente institucional seguro, inclusivo e de respeito, e reafirma sua posição de tolerância zero a qualquer forma de assédio, discriminação ou violência, especialmente contra a mulher. A instituição vem, ao longo dos últimos anos, ampliando ações de conscientização, prevenção e enfrentamento a essas práticas.

Em setembro deste ano, na 20ª Reunião Extraordinária do Conselho Superior - Consup foi aprovada a Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio (Processo nº 23243.010842/2023-17), bem com o Plano Setorial de Enfrentamento ao Assédio (Processo nº 23243.000791/2025-87). O texto dos documentos está em revisão para posterior publicação no portal institucional.

Entre as ações realizadas, destacamos:

Além disso, a Corregedoria do IFRO mantém aberto, em fluxo contínuo, o edital interno para formação de banco de servidores voluntários que integrarão Comissões de Apuração. Os servidores que se disponibilizam a fazer parte dessas comissões recebem capacitação específica voltada ao fortalecimento da atuação técnica, ética e institucional nos processos investigativos.

Todas essas iniciativas reafirmam o compromisso permanente do IFRO com a equidade de gênero, a proteção de direitos e a promoção de uma cultura institucional baseada no respeito, na ética e na integridade.

Fim do conteúdo da página