Dia do Estudante: protagonismo estudantil é estimulado a partir de qualidade no ensino ofertado pelo IFRO
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) celebra junto a seus mais de 16 mil estudantes, matriculados em cursos dos mais diversos, que vão desde cursos de curta duração até a pós-graduação, o Dia do Estudante. Comemorado em 11 de agosto, institucionalmente se destaca o papel central dos jovens e adultos na construção coletiva do conhecimento, promoção da cidadania e desenvolvimento social.
Na declaração comemorativa, o Reitor Moisés José Rosa Souza questiona: “você sabia que o IFRO existe por sua causa? Por isso que hoje quero parabenizá-lo, parabenizá-la por estar aqui conosco. 11 de agosto é o Dia do Estudante, é o seu dia. E eu quero, ao mesmo tempo agradecer por ter escolhido o IFRO como instituição para a sua formação. 11 de agosto é o seu dia, mas em todos os outros dias, com muita dedicação, nós trabalhamos para que você tenha a melhor formação possível em nossa instituição. Muito obrigado e parabéns!”.
São estudantes dos mais de 150 cursos dos dez campi da instituição, voltados para a formação técnica, científica e humana. Executados não só por meio do ensino, mas também da extensão e da pesquisa e inovação.
A estudante do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, Jheniffer Rayla Ferreira Silva, resume sua trajetória no IFRO desde a chegada ao Campus Vilhena, mostrando as oportunidades vivenciadas. “No primeiro dia já pude descobrir um pouco sobre o ensino, a pesquisa e a extensão. No primeiro ano eu corri atrás de participar dos projetos, no segundo ano eu fui bolsista, participei de projeto de ensino e de extensão, fui parte do grêmio”, relatou. A aluna também participou do Programa de Mobilidade STEM Internacional, em que representou o IFRO em um intercâmbio na Argentina. “Sonhos que eu sempre me imaginei vivendo se tornaram reais graças à educação pública. É um prazer ser parte do IFRO, porque é a educação que transforma”, afirma a estudante. Neste ano o Programa coordenado pela Assessoria de Relações Internacionais (Arint/IFRO) será de vivência na Costa Rica.
Com mais de 9.300 estudantes no ensino presencial e 2.775 na modalidade a distância (EaD), o IFRO mantém polos espalhados por Rondônia e em outros estados. De acordo com o Pró-Reitor de Ensino, Jean Peixoto Campos, a formação ofertada pela instituição está ancorada no tripé ensino, pesquisa e extensão. “No IFRO, o estudante não apenas assiste às aulas: ele vive a educação em sua plenitude. Desenvolve projetos inovadores, participa de ações de impacto social e atua em pesquisas que contribuem para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da cidadania”. Jean também explicou que a instituição fomenta a participação dos estudantes com a oferta de bolsas e programas de apoio.
“Para garantir que todos possam caminhar com autonomia e dignidade nessa jornada, o IFRO investe em políticas de auxílio estudantil, promovendo equidade e permanência”. Segundo o Pró-Reitor, iniciativas como competições esportivas, intercâmbios e programas de internacionalização proporcionam experiências que ampliam os horizontes formativos. Ao reconhecer o papel dos estudantes na vida institucional, o IFRO reforça sua missão de formar cidadãos críticos e atuantes. “Ser estudante do IFRO é assumir o protagonismo na construção do próprio futuro, utilizando as ferramentas disponíveis no presente”, conclui Jean Peixoto.
Redes Sociais