Grêmio Estudantil do Calama inicia novo mandato com foco em representatividade e comunicação
O Grêmio Estudantil (GRIFRO) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, iniciou uma nova gestão apostando em diálogo aberto, transparência e ações efetivas para representar as demandas dos estudantes.
A nova Coordenadora-Geral, Débora Ripardo, participou do episódio T04 EP07 do IFCAST Calama e apresentou os principais objetivos e as estratégias da atual diretoria, que já começa o mandato com desafios e metas bem definidas.
Aproximação e escuta ativa
Um dos compromissos centrais da nova gestão é aproximar o Grêmio dos estudantes. Para Débora, o papel do GRIFRO vai além da representação formal: “queremos que os alunos sintam que têm um espaço de escuta, que estamos acessíveis para ouvir e mediar suas demandas junto aos departamentos”, afirmou.
A diretoria planeja criar um canal de comunicação direta com os alunos, incluindo um número de telefone exclusivo para ouvidoria e maior uso das redes sociais para facilitar o acesso às informações. Durante a posse da nova gestão do GRIFRO, o Diretor-Geral do Campus Calama, Willians de Paula Pereira, deu as boas-vindas à nova diretoria e desejou que ela consiga desenvolver um bom trabalho de representatividade dos discentes.
O Chefe do Departamento de Assistência Estudantil (Depae) substituto, Thyere Apolodoro Arthur Ferrosil, também disse que o departamento estará sempre disponível para atender as demandas encaminhadas pelos estudantes.
Composição baseada em afinidade e compromisso
A estrutura do GRIFRO conta com 12 cargos divididos entre coordenações e secretarias, abrangendo áreas como esportes, comunicação, cultura, ciência e formação política. A distribuição dos cargos priorizou o interesse e a afinidade de cada integrante com a área de atuação. Segundo Débora, esse cuidado foi essencial para garantir um trabalho mais engajado e eficiente.
A atual diretoria conta com membros experientes, como Débora e Giovana Dutra, que participaram de gestões anteriores ou integraram o Conselho de Representantes de Turma (CRT), responsável por assumir interinamente a representação estudantil após o processo de impeachment da gestão anterior.
Plano de ação com metas realistas
Mesmo com um tempo reduzido de mandato, a gestão tem buscado organizar um plano de ação focado em prioridades. A primeira reunião oficial após a posse tem como objetivo estabelecer um cronograma com metas mensais. “Queremos prometer apenas o que realmente podemos cumprir”, destacou a Coordenadora.
Entre as propostas prioritárias estão o fortalecimento da comunicação interna, o incentivo à participação estudantil e a reativação de clubes acadêmicos, como o Clube de Matemática e o projeto de simulação da ONU (Organização das Nações Unidas), voltado ao desenvolvimento do pensamento crítico e à formação cidadã.
Desafios e estratégias de superação
A gestão já mapeia desafios como falhas de infraestrutura, conflitos entre turmas e distanciamento entre o Grêmio e os estudantes. Para lidar com isso, a diretoria pretende intensificar o diálogo com os líderes de turma e envolver os alunos em atividades colaborativas. “A gente quer quebrar o paradigma de que o Grêmio é distante. Estamos aqui para representar de verdade”, afirmou Débora.
Em alinhamento com o estatuto do GRIFRO, que prevê a transparência como princípio fundamental, a diretoria promete enviar periodicamente relatórios aos estudantes com as ações realizadas, gastos e justificativas para o que não foi possível executar. A prestação de contas será feita por meio dos canais oficiais e redes sociais.
Legado e continuidade
Mesmo com tempo limitado, o grupo quer deixar um legado de organização, cooperação e participação estudantil. “Se não conseguirmos realizar tudo, ao menos queremos deixar o terreno preparado para que o próximo Grêmio possa continuar e melhorar as ações iniciadas”, destacou a estudante.
Débora ainda reforça a importância de escutar críticas e dialogar com os estudantes para construir um ambiente escolar mais inclusivo, participativo e formativo. “Quando os alunos pensarem no Grêmio, queremos que pensem em representatividade, democracia e compreensão”, concluiu. O GRIFRO inicia, assim, uma gestão que propõe ser de diálogo, responsabilidade e vontade de transformar o cotidiano acadêmico dos estudantes do IFRO Calama.
Composição da chapa do GRIFRO:
Coordenadora-Geral: Débora Ripardo Gomes Rodrigues
Coordenadora de Gestão de Recursos: Ester Cristiny Mariano Jordão
Coordenadora de Comunicação: Laís Oliveira Tavares
Coordenadora de Esportes, Saúde e Meio Ambiente: Geovana Dutra Furtado
Secretária de Esportes, Saúde e Meio Ambiente: Julia Moraes da Silva
Coordenadora de Cultura e Formação Política: Geovana Alves da Silva
Secretária de Cultura e Formação Política: Maira Carolina Euflazio Falleiros
Coordenadora de Formação de Luta de Minorias: Talita Emanuele Rock Leve
Secretário de Formação de Luta de Minorias: Matheus Willian de Araújo Cruz
Coordenadora de Desenvolvimento de Ensino, Ciência e Tecnologia: Angélica Chavier Bechara
Secretária de Desenvolvimento de Ensino, Ciência e Tecnologia: Geovanna Eduarda Lima Duarte
Confira o episódio completo do IFCast no link: https://youtu.be/XLi6Sj3ILW4
Redes Sociais