Diretoria de Assuntos Estudantis do IFRO promove Ciclo de Formação para Equipe de Assistência Estudantil

Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2024, 13h04 | Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2024, 13h20 | Acessos: 56

PROEN fotos da formação virtual 3A Diretoria de Assuntos Estudantis, vinculada à Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Proen/IFRO), está promovendo um Ciclo de Formação voltado para a equipe de assistência estudantil, com o objetivo de capacitar os profissionais que atuam diretamente no apoio aos estudantes. As formações, realizadas em formato remoto, já contaram com duas sessões importantes, abordando temas de relevância para o ambiente escolar.

A primeira formação teve como o tema “Dinâmica do bullying, impacto psicológico, estratégias de intervenção, e programas de prevenção”. O evento ocorreu no dia 18 de setembro de 2024. Na oportunidade, os participantes puderam discutir as formas de prevenir e combater o bullying nas instituições, bem como os impactos psicológicos que ele pode causar nos estudantes.

Já a segunda formação aconteceu no dia 25 de setembro de 2024, com o tema “O Papel da Equipe Multidisciplinar frente às Situações de Adoecimento Emocional ou Mental dos Estudantes”. O encontro promoveu debate sobre a importância do acolhimento e acompanhamento dos estudantes que enfrentam dificuldades emocionais ou psicológicas, além de destacar a relevância de ações preventivas e o incentivo à busca por ajuda profissional.

Conforme a Diretoria de Assuntos Estudantis do IFRO, a próxima formação está marcada para o dia 14 de outubro de 2024, com o tema “Desafios da Nova Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituída pela Lei 14.914/2024”. O objetivo é discutir as recentes mudanças trazidas pela nova legislação e seus impactos na rotina das equipes de assistência estudantil dos Institutos Federais.

O evento visa também à formulação de estratégias inovadoras e soluções práticas que possam aprimorar continuamente os programas e serviços de assistência estudantil oferecidos pelo IFRO. Ao compartilhar experiências e boas práticas entre os participantes, fortaleceremos não apenas o conhecimento técnico, mas também o espírito de colaboração e o senso de comunidade dentro da instituição.

Segundo Luciana Ribeiro, Coordenadora da Assistência Estudantil, “essas formações são fundamentais para que possamos nos atualizar e, principalmente, aprimorar as práticas de acolhimento e suporte aos nossos estudantes. A equipe de assistência estudantil tem um papel essencial no acompanhamento dos alunos, e essas capacitações nos fortalecem para enfrentar os desafios diários, principalmente diante das novas demandas trazidas pela legislação recente”.

A Diretora de Assuntos Estudantis, Sônia Carla Gravena, reforça o compromisso de continuar oferecendo momentos de capacitação e formação para toda a equipe, visando à melhoria contínua dos serviços prestados aos estudantes do IFRO, e aguarda com expectativa a possibilidade de finalizar o ciclo de formações com um encontro presencial.

• PROEN_fotos_da_formação_virtual_1
  • PROEN_fotos_da_formação_virtual_2