Fevereiro é o mês de volta às aulas nos dez campi do IFRO

Publicado: Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 13h19 | Última atualização em Sexta, 27 de Janeiro de 2023, 06h56 | Acessos: 55614

img materia Ano letivo 2023A volta às aulas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está prevista para o mês de fevereiro, conforme calendário de cada unidade.

No dia 6 de fevereiro é o início das aulas em 5 campi: Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Porto Velho Zona Norte e São Miguel do Guaporé. E parcialmente, em 6/2, voltam às aulas mais 2 campi, já que é data de início do Campus Vilhena para os cursos de graduação e (primeiro dia de orientação para receber os novos estudantes dos cursos integrados) para os segundos e terceiros anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio; e também para os cursos técnicos subsequentes do Campus Porto Velho Calama.

No dia seguinte, 7 de fevereiro, no Campus Vilhena será a vez de receber para o início do ano letivo todos os alunos (primeiros, segundos e terceiros). Ainda no dia 7/2 é marcada a volta às aulas do Campus Cacoal.

No dia 8 de fevereiro, o Campus Porto Velho Calama tem retorno das aulas dos demais alunos, que cursam os técnicos integrados ao ensino médio e as graduações. Mesma data (8/2) de volta às aulas no Campus Ji-Paraná.

E no Campus Ariquemes, o ano letivo de 2023 inicia dia 13/2.

Ano letivo de 2023

Somente de estudantes iniciantes na instituição, com o Processo Seletivo que ofertou vagas para o primeiro semestre de 2023, serão 3.636 novos alunos para os 10 campi do IFRO. Eles estão concluindo a fase de matrículas, com as chamadas ocorrendo conforme oferta de vagas ainda não preenchidas. No caso da segunda chamada, o encerramento da primeira fase das matrículas é no dia 3 de fevereiro.

E para os alunos que já estudavam na instituição, algumas unidades ainda estão ou vão entrar em período de rematrículas. A matéria que fala sobre o tema está neste link.

O Instituto Federal de Rondônia disponibiliza ensino público e gratuito, não há cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade. Há possibilidades de os alunos aprenderem na integração ensino, pesquisa e extensão, além de editais que são abertos para mobilidade nacional e internacional, entre outras ofertas.

“É com muita alegria que damos as boas-vindas ao novo ano letivo. Sabemos que o ano de 2022 foi desafiador em muitos aspectos, mas estamos ansiosos para trabalhar juntos e superar qualquer obstáculo que possa surgir no ano de 2023. Não temos dúvidas que os nossos professores, os nossos técnicos estão entusiasmados para compartilhar e socializar conhecimentos e habilidades com vocês e também aprenderem com suas experiências e perspectivas únicas. Este ano será uma jornada incrível de descoberta e crescimento pessoal e acadêmico”, cumprimenta o Reitor Pro Tempore do IFRO, Edslei Rodrigues de Almeida.

Segundo o gestor, a instituição busca trabalhar em conjunto com todos para construir uma instituição de ensino e aprendizagem colaborativa e inclusiva, em que todos sejam respeitados e valorizados. “Não hesite em nos procurar se precisar de ajuda ou apoio. Estamos ansiosos para começar essa jornada juntos”, completa.

Para os professores e técnicos que estarão ao lado de novos e antigos alunos, o Professor Edslei diz que a busca por superar obstáculos também será realizada com esforço mútuo. “O trabalho que cada um de vocês realiza é essencial para o sucesso da nossa instituição e para o bem-estar dos nossos alunos e comunidade. Estamos agradecidos por seu empenho e dedicação em garantir que a instituição continue a ser um lugar de aprendizado e crescimento excepcional. Vamos continuar trabalhando juntos para construir uma instituição forte e inovadora, onde todos sejam valorizados e apoiados. Não hesite em nos procurar se precisar de ajuda ou apoio”, conclui.

INÍCIO DAS AULAS NO IFRO EM 2023

Campus Ariquemes

Campus Cacoal

Campus Colorado do Oeste