CPA do IFRO participa das Semanas Pedagógicas nos campi

Publicado: Quarta, 10 de Agosto de 2022, 19h22 | Última atualização em Quarta, 10 de Agosto de 2022, 19h29 | Acessos: 28963

CPA IFRO Semanas Pedagógicas 6

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) encerrou, na última sexta-feira (05 de agosto), a agenda de visitas aos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), para participação nas semanas pedagógicas. A ação tem como objetivo aproximar a comunidade interna dos trabalhos realizados pela comissão e apresentar os novos membros eleitos e que foram nomeados em maio de 2022.

Durante as visitas, os membros da comissão explicaram o processo de autoavaliação aos servidores e iniciaram o processo de sensibilização da comunidade interna sobre a autoavaliação institucional que começará no dia 15 de agosto. Além disso, foram apresentados o Projeto de Avaliação Institucional 2022-2024 e a agenda de trabalho para o ano de 2022.

O Campus Ariquemes e o Campus Cacoal (19/07) foram as primeiras unidades do IFRO a receber a visita da comissão, reservando um espaço entre as atividades da semana pedagógica para ouvir os membros da CPA. “Foi uma experiência muito gratificante estar com os servidores durante a semana pedagógica, ainda mais falando sobre autoavaliação institucional, e como ela é importante para a manutenção da qualidade dos nossos cursos”, ressaltou Viviane Camelo que é representante titular dos TAEs, em visita a Ariquemes e Guajará-Mirim.

Para Joelson, representante dos TAEs, que visitou a unidade do IFRO em Cacoal, o momento foi de aproximação com a comunidade, “a acolhida foi excelente e na apresentação deixamos claro que precisamos da contribuição de todos para que as ações da CPA possam ter um bom desenvolvimento, tanto nos momentos das aplicações dos questionários como nos acompanhamentos e levantamentos das informações”.

Na agenda também estavam o Campus Ji-Paraná, no dia 20/07, o Campus Vilhena, no dia 22/07, os Campi Colorado do Oeste, Guajará-mirim e Jaru, no dia 26/07, os Campi Porto Velho Zona Norte e São Miguel do Guaporé, em 27/07 e o Campus Porto Velho Calama, no dia 05/08.

Para Edmar Alves, representante TAE na CPA, que esteve em Colorado do Oeste e Vilhena, “o contato presencial com a comunidade foi uma oportunidade especial e produtiva. Foi possível apresentar a CPA e receber sugestões para as atividades de avaliação da comissão”.

Dauster Pereira, representante docente e presidente da comissão, explicou como foi a dinâmica para atender a todos os campi. “Como estratégia de iniciar o processo de sensibilização da comunidade interna quanto à importância da realização da autoavaliação institucional, a CPA, em articulação com a equipe gestora das unidades do IFRO, reservaram um espaço na Semana Pedagógica do 2º semestre de 2022 para que os membros da CPA tivessem a oportunidade de conversar com os servidores. Como a Semana Pedagógica aconteceu de forma simultânea nos Campi, a CPA decidiu dividir seus membros para que todos os campi tivessem um membro da CPA para participar da Semana Pedagógica. Entendemos que após esse longo período de pandemia no qual as ações institucionais foram prejudicadas, ter um momento de sensibilização dos servidores e retomada das ações da CPA é muito importante para que possamos identificar as potencialidades, bem como perceber as fragilidades existentes e assim propor ações para supri-las”, relatou.

A professora Rosa Martins, que esteve nos Campi Porto Velho Calama e Zona Norte, destacou a importância da inclusão do tema avaliação institucional na Semana Pedagógica, já que todas as políticas de ensino, pesquisa e extensão são avaliadas no processo conduzido pela CPA.

A visita ao Campus Calama também contou com a participação do representante dos discentes, membro da CPA e com a apresentação dos questionários, aprovados pela comissão no dia 04/08. Para o estudante Vincenth Sousa, “como aluno, acredito que devemos saber como nós podemos contribuir com a instituição na qual estudamos e a CPA é um canal para isso. É muito importante que os estudantes conheçam e participem da comissão de alguma forma”.

A Professora Rosa destacou, ainda, a participação dos servidores com perguntas e o compromisso das unidades em se envolver no processo avaliativo institucional. “Será um grande desafio para todas as unidades retomar o processo de autoavaliação institucional em um momento de grandes demandas após um tempo prolongado de distanciamento social, mas é exatamente neste momento que precisamos pensar nos rumos que queremos tomar, no que queremos como instituição e onde estamos, sob pena de realizarmos muitas ações desconectadas e que nos levam ao sentido contrário de onde queremos ir”, afirmou.

Os servidores e estudantes do IFRO podem acessar os questionários aprovados na página da CPA (https://portal.ifro.edu.br/cpa-nav) na aba “Projeto de Avaliação Institucional”.

Sobre a CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um importante órgão colegiado de assessoramento à gestão do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), e tem a finalidade de conduzir e sistematizar os processos de Avaliação Institucional, segundo critérios estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES (Lei 10.861/2004). Saiba mais em: https://portal.ifro.edu.br/cpa-nav.

• CPA_IFRO_-_Semanas_Pedagógicas_1
  • CPA_IFRO_-_Semanas_Pedagógicas_2