Abertas as inscrições para 1.120 vagas ofertadas pelo IFRO no 2º semestre de 2022

Publicado: Segunda, 16 de Mai de 2022, 16h35 | Última atualização em Segunda, 16 de Mai de 2022, 16h38 | Acessos: 28138

img materia IFRO PSS 2022 2

Começaram as inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (PSS/IFRO 2022/2) para ingresso no 2º semestre do ano. A seleção é pública e gratuita, ou seja, não há cobrança de taxa de manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade. São 1.120 vagas em cursos de graduação e técnicos subsequentes ao ensino médio.

Para ambos os níveis, é necessário ter concluído o ensino médio. O Processo Seletivo Simplificado é organizado pela Coordenação de Exames e Admissão (CEA/IFRO) e está aberto até 9/6/22. Acesse os editais, leia as instruções e faça a inscrição acessando https://selecao.ifro.edu.br/simplificado.

“Os cursos ofertados pelo sistema de ensino a distância têm como obrigatoriedade a realização de avaliações presenciais, que ocorrerão no campus/polo em que o aluno estiver matriculado. Portanto, é requisito imprescindível o candidato residir no município ou nas proximidades do campus/polo onde há a oferta”, explica a Coordenadora da CEA/IFRO, Carla Coêlho.

O Processo Seletivo Simplificado será realizado em uma única etapa, que consistirá na classificação do candidato pelo seu desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia, do 1º ao 3º ano do ensino médio. As inscrições são feitas on-line por meio do sistema de inscrição do IFRO. Para realizar a inscrição, o candidato deverá ter em mãos o CPF e um documento oficial de identificação, mais o histórico escolar ou documento equivalente de notas do ensino médio.

Há vagas por modalidade de concorrência (ampla concorrência e/ou ações afirmativas/cotas sociais), que incluem cotas de cor/etnia (pretos, pardos ou indígenas), para pessoas com deficiência, renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e egressos de escola pública.

Conforme o cronograma, a publicação da lista dos candidatos inscritos e o resultado preliminar será dia 13/6/2022, com o período entre os dias 14 e 15/6/2022 para interposição de recursos contra o resultado preliminar. E a divulgação do resultado final e da convocação em 1ª Chamada está prevista para 21/6/2022. As matrículas da primeira chamada são de 22 a 28/6/2022 (primeira etapa). Existindo vagas, a convocação em 2ª chamada ocorre em 7/7/2022 e em 3ª chamada em 22/7/2022.

Graduação

São mil vagas para os cursos superiores presenciais e a distância. Dos cursos presenciais, há vagas para o Bacharelado em Engenharia Agronômica do Campus Colorado do Oeste, em período integral (40 vagas), para o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas – noturno) no Campus Ji-Paraná e para o Tecnólogo em Redes de Computadores (40 vagas – noturno) no Campus Porto Velho Zona Norte.

No sistema de ensino a distância (EaD) são 880 vagas, com opções nos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Comercial e em Gestão Pública, ofertados em 30 polos nos estados de Rondônia, Paraíba, Pernambuco e Minas Gerais. Nesta modalidade, há obrigatoriedade da realização das avaliações presenciais, que ocorrerão no campus ou polo em que o aluno estiver matriculado.

Acesse o link para ver a lista de polos e o Edital 54/2021 dos cursos da graduação: https://bit.ly/IFRO-grad-2022-2

Ensino médio

São 120 vagas para cursos técnicos subsequentes ao ensino médio. As vagas estão divididas em 40 para o Campus Jaru no Técnico em Comércio e mais 40 no Técnico em Zootecnia. Os dois cursos são ofertados no período noturno e modalidade presencial. E as outras 40 vagas são para o Campus Ji-Paraná, no Técnico em Administração via EaD, em que há obrigatoriedade de realização das avaliações presenciais no campus.

O link para o Edital 53/2021 de curso técnico é o https://bit.ly/IFRO-sub-2022-2