IFRO oferta curso para promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente

Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2020, 16h41 | Última atualização em Quarta, 21 de Outubro de 2020, 16h54 | Acessos: 41936

IFRO Escola de Conselhos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e do Campus Porto Velho Zona Norte, irá iniciar mais uma capacitação para os agentes que integram o sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente no estado de Rondônia. O curso é uma ação em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) e com a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (SEAS/RO) e tem como objetivo promover a Formação Inicial e Continuada dos Conselheiros Tutelares e dos membros dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs), propiciando um espaço para o entendimento do fenômeno da violência e da promoção de direitos da criança e do adolescente, com sistematização do atendimento e construção de estratégias de intervenção junto à sociedade.

Serão ofertadas 1000 vagas para todo o Estado. O curso está dividido em cinco módulos e terá carga horária total de 200 horas. Será realizado na modalidade a distância, utilizando-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do IFRO. O público-alvo são os conselheiros, assistentes sociais, pedagogos e demais integrantes dos Conselhos, que atuam na defesa e promoção dos direitos das crianças e adolescentes.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 2 de novembro, pelo endereço https://portal.ifro.edu.br/portal-ifro/459-editais/extensao/10506-edital-n-02-2020-selecao-de-conselheiros-para-o-curso-da-escola-de-conselhos.

Sobre a Escola de Conselhos

Desde sua implantação, em 2013, a Escola de Conselhos vem desenvolvendo um trabalho fundamental na formação e qualificação profissional dos Conselheiros Tutelares e dos Direitos da Criança e do Adolescente, de acordo com as diretrizes e orientações gerais propostas pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. No curso são abordados os seguintes eixos: Direitos Humanos e a Doutrina da proteção integral de Crianças e Adolescentes; Estado, Políticas Públicas e Democracia; Conselhos dos Direitos e Conselhos tutelares: o ético, o político e o técnico; Políticas Públicas de Atendimento e Planos Nacionais.

Segundo a Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis, o IFRO está cumprindo o seu papel social oportunizando a estes profissionais uma formação de qualidade, que atenda aos anseios e demandas da sociedade e assim contribuir para o fortalecimento e a melhoria significativa da atuação destes profissionais. “Pois compreender o seu papel, as políticas públicas e contextualizá-los com a realidade local é de fundamental importância para garantir um melhor desempenho e, consequentemente, fazer com que as nossas crianças e adolescentes sintam-se mais protegidos e tenham os seus direitos garantidos”, complementa.