Abertas as inscrições para a segunda turma de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da parceria UNIR e IFRO

Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 16h22 | Última atualização em Segunda, 21 de Setembro de 2020, 18h45 | Acessos: 12690

Começaram nesta segunda-feira (21/9) as inscrições para o doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEEProf), via parceria entre a UNIR (Universidade Federal de Rondônia) e o IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia). Essa é a segunda turma do Doutorado Profissional em Educação Escolar que será selecionada.

A primeira turma iniciou as aulas no dia 16 de setembro de 2019 com 11 alunos do IFRO, entre os 15 doutorandos. Neste ano, a oferta da primeira disciplina ocorrerá em formato de aula remota, a partir de 9 de dezembro de 2020.

Na parceria do PPGEEProf está em andamento ainda a quarta turma do Mestrado Profissional em Educação Escolar (PPGEE/MEPE), também iniciada em 2019, com 25 servidores participando, em uma turma composta por 30 mestrandos. Durante a aula inaugural em 2019, o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, realçou as diversas oportunidades trazidas pelo MEPE para o IFRO, dando ênfase à qualidade da educação no Brasil e ao diferencial do Instituto Federal nessa área, com investimentos e infraestrutura.

Segundo a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PROPESP/IFRO), o edital de seleção 2020 prevê dez vagas para servidores do IFRO concorrerem ao doutorado, sendo “uma grande oportunidade de qualificação para nossos servidores docentes e técnicos-administrativos”, explica o Pró-Reitor Gilmar Alves Lima Júnior.

“Esta ação faz parte da política de capacitação dos servidores desenvolvida pela Reitoria, através da Propesp e da Diretoria de Gestão de Pessoas, com oportunidades de Pós-Graduação Stricto Sensu para nossos servidores”, explica o Professor Gilmar. O Termo de Cooperação Técnico-Científica entre as duas instituições foi assinado em novembro de 2013, e vem gerando ganhos para ambas as instituições. Entre eles, o pioneirismo, pois foi primeiro Programa de Doutorado em Educação Escolar do Brasil.

Vagas

Estão abertas 15 vagas para o curso de doutorado. Sendo cinco vagas para a sociedade e dez para servidores do IFRO. No caso da demanda social, a oferta é destinada aos profissionais da educação lotados em instituições públicas de educação, sendo duas vagas para professores da educação básica pública que estejam no exercício da docência; uma vaga para professor da educação básica pública que esteja no exercício da docência destinada aos candidatos indígenas; e duas vagas para profissionais da educação de instituições públicas de educação.

No caso do IFRO, as dez vagas estão divididas entre docentes e técnicos. São cinco vagas para professores da educação básica do IFRO; uma vaga para professor da educação básica do IFRO destinada aos candidatos que se autodeclararem negros, incluindo pretos ou pardos; uma vaga para professor da educação básica do IFRO destinada à pessoa com deficiência; e outras três vagas para profissionais da educação ou técnicos do IFRO.

As inscrições seguem abertas até o dia 13 de outubro. No edital é possível ver as linhas de pesquisas, quadro de docentes, documentação e formulários exigidos para a inscrição. Mais informações estão disponíveis no link: http://www.mepe.unir.br/noticia/exibir/12808