Inovação: IFRO abre período de matrícula on-line para estudantes

Publicado: Segunda, 13 de Julho de 2020, 12h04 | Última atualização em Terça, 28 de Julho de 2020, 15h06 | Acessos: 1850

img mat pre matriculaPS 2020 2Começa hoje (13) o período de matrícula on-line do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) para os novos alunos que foram convocados para a 1ª chamada do Processo Seletivo 2020/2 para o Curso Técnico em Administração. A disponibilização desta funcionalidade visa agilizar o processo de matrícula e respeitar o distanciamento social tendo em vista a suspensão das atividades presenciais na instituição.

A iniciativa foi desenvolvida pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) através da implantação da funcionalidade no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), e será realizado pela primeira vez na instituição no processo seletivo que está em andamento. A matrícula on-line será feita pelos candidatos aprovados por meio da internet, para que os estudantes não precisem comparecer a uma das unidades presenciais do IFRO.

O período para a matrícula on-line para o Curso Técnico em Administração será de 13 a 17 de julho, e para o os Cursos de Graduação em Gestão Comercial e Gestão Pública será de 20 a 24 de julho, através da página do SUAP. Para efetuar a matrícula os estudantes devem acessar a página https://suap.ifro.edu.br/accounts/login/ e clicar no ícone Pré-matrícula. “Por meio do SUAP e dentro do período estipulado, o candidato classificado poderá incluir toda a sua documentação e enviar para a Coordenação de Registros Acadêmicos/CRA do campus para qual se inscreveu, esta analisará toda a documentação efetivando a matrícula”, explicou o Pró-Reitor de Ensino, Edslei Rodrigues de Almeida.

Melhorias para alunos e para a instituição

A funcionalidade da matrícula on-line apresenta várias vantagens quando comparada ao método presencial anteriormente utilizado pelo IFRO. “Menor burocracia, pois os documentos são enviados diretamente pelo sistema; facilidade para fazer a matrícula no horário que for mais conveniente para o candidato; atualização dos dados, possibilitando ao IFRO fazer toda a comunicação por meio do e-mail do candidato, lhe enviando informes importantes e também oferecer mais agilidade para a instituição de ensino e para a gestão das Coordenações de Registros Acadêmicos/CRAs”, enumerou o Pró-Reitor.

Desafio no cenário de pandemia

O IFRO desde o dia 18 de março suspendeu as atividades presenciais na instituição devido a pandemia do novo coronavírus. “Com o cenário de pandemia vivenciado mundialmente, nos foi posto o desafio de desenvolvermos um sistema que possibilitasse aos ingressantes a realização de suas matrículas pela internet. Através do esforço de toda a equipe de Analistas de TI da Coordenação de Desenvolvimento de Sistemas/CDSIS onde, trabalhando 100% em home office, de forma muito célere, entregaram o módulo pronto para a utilização”, informou o Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, Erlan Fonseca de Souza.

Além disso, ainda segundo ele, a utilização do SUAP permite ao IFRO prover a transformação digital através de melhorias e adequações realizadas no sistema, pela equipe da DGTI. “Com a implantação do SUAP, vários benefícios para a equipe da DGTI foram sucedidos, dentre eles, a possibilidade de implantar a integração contínua de sistemas, provendo maior agilidade e qualidade nas entregas de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para o IFRO”, finalizou o diretor.

Para o Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas, Bruce Albuquerque, existe uma grande procura por parte da área de negócios do IFRO, em sistematizar processos de trabalho para melhoria da produtividade institucional e gerenciamento de indicadores. “A CDSIS definiu um processo de trabalho e o vem adotando junto às partes interessadas, para atendimento dessas demandas e isso tem se mostrado benéfico para a instituição visto a celeridade nas entregas realizadas”, enfatizou o coordenador.

A diretoria também tem trabalhado para a utilização do sistema no atendimento ao ensino e principalmente de alunos da instituição. “As funcionalidades relacionadas ao ensino são um desafio a parte por tratarmos também do aluno como integrante do processo, porém, com a governança e comunicação bem alinhadas, esses desafios, como as melhorias no módulo de Assistência Estudantil puderam ser realizadas em tempo recorde agregando mais valor para nossa comunidade acadêmica”, acrescentou Bruce.

A utilização deste sistema proporciona ao IFRO um desempenho conjunto da instituição, reorganizando e reunindo as informações na mesma plataforma. "O uso do SUAP no Ensino possibilitará ao IFRO uma atuação em rede, uma vez que todos os procedimentos executados nos campi estarão reunidos em um mesmo local, o que permitirá a Pró-Reitoria de Ensino acompanhá-los em tempo real”, destacou Edslei.