Campus Colorado do Oeste tem projeto publicado em Livro de Iniciativas de Educação em Solos no Brasil

Publicado: Segunda, 20 de Abril de 2020, 15h15 | Última atualização em Segunda, 20 de Abril de 2020, 17h52 | Acessos: 112644

Publicação livro Solos 1Projeto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, foi incluído em livro da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS). A publicação ocorreu na semana na qual se comemora o Dia Nacional da Conservação do Solo (15/04) e é intitulada “Iniciativas de Educação em Solos no Brasil”.

Denominado “Solo na Escola/IFRO”, o projeto de extensão é coordenado pelo professor José Vagner Silva. De maio a dezembro de 2018, as ações foram desenvolvidas com alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas Clair da Silva Weyh e Don João VI, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) de Colorado do Oeste.

Para José Vagner “o solo é um importante recurso natural, embora pouco conhecido, é fundamental para a manutenção da vida na Terra. Precisa ser preservado, mas só preservamos, cuidamos daquilo que conhecemos. É preciso conhecê-lo, em todos os níveis educacionais, seja de forma direta ou indireta. Entretanto, há uma carência de publicações na área de educação em solos, e essa publicação reúne iniciativas que estão procurando suprir essa carência, experiências que possibilitam aos alunos o contato com a ciência do solo de uma forma muito mais atraente; superando um desafio muito comum, nas escolas da educação básica, construir uma ponte entre o conhecimento científico e o cotidiano dos alunos. É Ciência na Escola”.

Junto com o docente, participam os estudantes do Campus Colorado do Oeste: Bárbara Laura Tavares, Leandro Dias da Silva, Márcia Jovane de Oliveira Nunes e Marcelo de Brito. “Gostaria de destacar que vários alunos das Escolas Rurais Clair da Silva Whey e Dom João VI, que fizeram parte do Projeto Solo na Escola/IFRO, realizado em 2018, hoje são nossos alunos, aqui no IFRO, e que, inclusive, um deles, o estudante Vinícius Henrique, é bolsista de um Projeto de Pesquisa nosso”, acrescenta José Vagner.

O livro é fruto das ações da Divisão IV (Solo, Ambiente e Sociedade) da SBCS, e reúne 78 atividades que foram cadastradas, pelos respectivos coordenadores, no “Banco de Dados Nacional de Iniciativas de Educação em Solos”.

“Nós do Projeto Solo na Escola/IFRO elaboramos também uma cartilha ‘Aprendendo solos: experimentos e demonstrações’, que reúne parte da experiência do Projeto Solo na Escola/IFRO e que pode ser utilizada por professores em suas aulas sobre o tema solo”, finaliza o docente do IFRO.

A publicação do livro está disponível para download gratuito no site da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo neste link AQUI.

• Publicação_livro_Solos_1
  • Publicação_livro_Solos_2