Estudantes do IFRO participam de seleção da Universidade da Costa Rica

Publicado: Sexta, 14 de Setembro de 2018, 18h03 | Última atualização em Sexta, 14 de Setembro de 2018, 18h06 | Acessos: 1660

Campus Colorado Seleção 1

Os alunos do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Colorado do Oeste, estão participando de exame de admissão para cursar Agronomia na Universidade Earth, da Costa Rica. As avaliações presenciais foram realizadas em 27 de agosto com entrevistas e dinâmicas que visavam avaliar diversas características dos candidatos. Foram seis candidatos do campus pré-selecionados para essa fase através de provas teóricas de conceitos da área, como lógica e matemática. E a entrevista visou avaliar comunicação, liderança e outras qualidades importantes para o perfil de aluno da Earth.

Segundo o professor da Earth na área de produção animal, Rafael Marzall, a Universidade está de portas abertas, pois os alunos do IFRO que foram ou ainda estão cursando a graduação naquela instituição possuem desempenho exemplar. Pela primeira vez no Norte do Brasil, o professor conta que ficou impressionado com a infraestrutura encontrada no Campus Colorado do Oeste. “Com relação à cidade e ao campus, me chamou muito a atenção a estrutura que vocês têm. Só de conversar com professores e alunos vemos que fazem um trabalho bastante completo. E com relação aos estudantes, vai ser um processo bastante difícil porque nas primeiras habilidades que estive verificando eles interagem muito bem, sabem ouvir, têm atitude de liderança, vai ser um trabalho difícil para mim na verdade”, afirma o docente visitante.

A Coordenadora do Centro de Idiomas do Campus, Maria Helena Ferrari, explica que o “processo seletivo da Earth tem um destaque no Campus Colorado do Oeste, tendo em vista a importância dessa instituição para o cenário na América do Sul para o âmbito agronômico”. A professora ainda explica que um estudante é selecionado, porque depende de empresas que adotam o aluno para estudar lá na Earth.

Do IFRO sempre houve em Colorado um trabalho grande de incentivo a concorrer às vagas, com isso “a cada ano ingressamos um aluno nosso na universidade, e alguns já estão formados”, acrescenta a professora Maria Helena. Ela ainda diz que novas propostas estão em avaliação entre Rondônia e a instituição costa-riquenha.

“Acho importante ressaltar o papel que o ensino profissionalizante, principalmente o do técnico integrado, tem na vida desses alunos. Não só desses alunos que se despontaram nesse processo seletivo, mas que também despontarão em outros processos seletivos, terão sucesso, despontarão no mercado de trabalho no ano que vem ou na vida acadêmica. Então, isso mostra que efetivamente o IFRO tem feito a diferença na vida desses meninos”, finaliza Maria Helena.

• Campus_Colorado_-_Seleção_1
  • Campus_Colorado_-_Seleção_2