Campus Colorado do Oeste realiza ações alusivas à Campanha Setembro Amarelo

Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2022, 07h56 | Última atualização em Terça, 25 de Outubro de 2022, 07h56 | Acessos: 203552

25 10 Colorado Setembro 1Ações alusivas à campanha nacional “Setembro Amarelo” foram desenvolvidas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste. Ao longo do mês de setembro de 2022, os estudantes de todos os cursos da unidade participaram de atividades sobre valorização da vida e prevenção ao suicídio.

As ações foram realizadas por meio do setor de psicologia do Departamento de Assistência ao Educando (Depae) da unidade. A psicóloga do campus, Vanessa de Melo Santana, explica que na atividade foram abordadas questões como os principais sintomas de depressão e transtorno de ansiedade, como ajudar pessoas em situação de adoecimento mental, a importância de fortalecer o diálogo, cuidado com qualidade de vida e bem-estar, além do tema resiliência que foi mediado através da técnica de Plano Individual de Resiliência (PIR), uma técnica de autoria da psicóloga Drª. Ticiana Paiva.

“Considero o momento muito produtivo. Foram realizadas muitas reflexões que têm grande potencial de mudanças. Para que fosse possível realizar a atividade, houve planejamento em conjunto contando ativamente com o apoio das coordenações de curso, Supae, Depae e Dape”, comentou a psicóloga Vanessa.