Aulões preparatórios on-line para o ENEM 2021 são realizados por parceria do IFRO e CRE

Publicado: Quarta, 01 de Setembro de 2021, 14h52 | Última atualização em Quarta, 01 de Setembro de 2021, 14h52 | Acessos: 175755

Aulão Praticas de interpretação de texto 1

O Instituto Federal de Rondônia - Campus Colorado do Oeste, em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação de Cerejeiras (CRE), realiza aulões on-line e gratuitos aos alunos que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O projeto foi de iniciativa da própria CRE com objetivo de reforçar a aprendizagem e preparo de todo o estado para o Enem.

Essa parceria ocorria há algum tempo através de aulas presenciais e deslocamento de professores do Instituto à cidade de Cerejeiras para ministrar as aulas. Porém, devido à pandemia, desde 2020 as aulas passaram a ser aulões preparatórios no formato virtual, transmitido na plataforma Youtube, sendo também disponibilizados a todas as CREs do estado.

Os aulões são realizados ao vivo no YouTube da CRE de Cerejeiras, com início às 19 horas e tempo de duração de cerca de uma hora e meia. Inicialmente foram programadas 8 aulas em 2021: Português (28/07 e 19/08), Física (16 e 17/08), História (19 e 26/10) e Biologia (08 e 09/11). Porém, caso algum professor necessite agendar mais uma data, poderá ocorrer alteração no calendário de aulas. As aulas já realizadas permanecem gravadas no canal de YouTube, estando disponíveis AQUI.

Este ano os professores envolvidos são: Moisés Souza e Melissa Moreira para aulões de Português; Márcio Adolfo e Vicente Trajano, para aulões de Física; Marciane de Souza e André Luís Oliveira para aulões de História; e Diego Carvalho para aulas de Biologia.

A Coordenadora Substituta de Cursos de Formação Inicial e Continuada do IFRO Campus Colorado do Oeste, professora Germanna Wilk Reis de Almeida, enfatiza a parceria do IFRO na difusão de conhecimento: “O acesso à educação de qualidade é um direito de todos e, quando o assunto é a disseminação de conhecimento, nossos professores e o IFRO como um todo estão sempre empenhados em contribuir, como é o caso dos aulões virtuais da CRE Cerejeiras. Ano passado e este ano, com a pandemia, onde o isolamento e distanciamento social continuam sendo essenciais para o combate à disseminação da doença, a tecnologia tem nos ajudado a manter os aulões de revisão para o Enem, com a vantagem de que agora atingimos um número muito maior de estudantes, de praticamente todas as regiões do estado de RO”.

Germanna finaliza com a importância da parceria: “Assim, esta parceria é muito positiva, pois possibilita aos alunos das redes municipal, estadual e federal, mais uma forma de preparo para o ENEM e amplia o acesso ao conhecimento, mesmo em tempos de isolamento social”.

• Aulão_-_Praticas_de_interpretação_de_texto_1
  • Aulão_-_Praticas_de_interpretação_de_texto_2