Departamento de Pesquisa do Campus Colorado do Oeste divulga boletim informativo

Publicado: Terça, 20 de Abril de 2021, 17h13 | Última atualização em Terça, 20 de Abril de 2021, 17h13 | Acessos: 120976

Campus Colorado Boletim

O Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Depesp) do Campus Colorado do Oeste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) promove a área de pesquisas com a publicação mensal do “Boletim Informativo Pesquisa”.

Esta ação é realizada desde o mês de outubro de 2020 com o objetivo de potencializar o diálogo sobre as ações e os conteúdos pertinentes à pesquisa científica, aplicada e tecnológica, caracterizando um modo rápido e economicamente viável de divulgação de informações e resultados entre docentes, pesquisadores, servidores, discentes e comunidade em geral.

No boletim são apresentadas diversas ações, incluindo a divulgação de artigos científicos publicados por servidores do campus, editais de projetos de pesquisa integrados ao ensino, editais de fomento à publicação de artigos científicos e livros; temas relevantes para a comunidade científica estreitamente ligados à pesquisa, inovação e pós-graduação.

À frente da elaboração do Boletim estão a Coordenadora de Pesquisa e Inovação, Érica de Oliveira Araújo, a Coordenadora de Pós-Graduação, Patrícia Cândida de Menezes, a responsável pela Coordenação do Núcleo de Inovação Tecnológica, Alessandra Vasconcelos Nunes Laitz, e a Chefe do Depesp, Roberta Carolina Ferreira Galvão de Holanda.

De acordo com a Coordenadora de Pesquisa e Inovação, Érica Araújo, e a Chefe do Departamento, Roberta de Holanda “a criação e publicação do Boletim Informativo Pesquisa surgiu a partir das reflexões da equipe, em uma das reuniões semanais do Depesp no ano de 2020. Essa publicação consolida uma importante estratégia de diálogo e o fluxo de informações relacionadas às atividades e aos resultados de projetos de pesquisa no Campus Colorado do Oeste, além de ampliar a divulgação de pontos-chaves dos documentos institucionais e atender às demandas da comunidade”. A coordenadora ressalta o trabalho em equipe para a concretização deste projeto. “Nada grandioso se faz sozinho. O boletim conta a colaboração de toda a equipe e membros da comunidade para que as metas sejam cumpridas e os objetivos alcançados”, destacou.

Segundo o professor Anderson Puker, “a iniciativa do Depesp de Colorado do Oeste em elaborar e publicar mensalmente o Boletim Informativo Pesquisa demonstra o engajamento e compromisso de toda a equipe com a ciência e tecnologia”. O professor destaca a importância do conteúdo e da periodicidade da publicação, uma vez que os assuntos abordados em cada edição são extremamente relevantes e atuais. “Além de um espaço destinado à divulgação de publicações recentes dos servidores do campus, o boletim traz também notícias sobre editais institucionais e informações sobre agências de fomento e aborda diversos assuntos relacionados à pesquisa e comunicação científica. Temas como ética na ciência, cenciometria e bases de dados também são objetos de pauta no boletim. O Boletim Informativo Pesquisa não se resume em regularmente demonstrar os resultados acadêmicos e profissionais de um Departamento ou de uma Instituição. Vai muito além disso”, comentou o professor.

E por fim, a professora Dany Marques salienta que a iniciativa é uma importante ferramenta que auxilia na divulgação das ações do departamento e dos servidores que desenvolvem atividades relacionadas à pesquisa. “O canal estreita relações entre os servidores e o departamento, os estimulando a desenvolverem pesquisas”, afirmou.

O “Boletim Informativo Pesquisa” é enviado a todos os servidores do campus por e-mail. Todas as edições encontram-se disponíveis para acesso no link: https://drive.google.com/drive/u/2/folders/10-45SnBwbdlzuZbqY2n7SSETvSOL03yR