Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Colorado forma mais de 160 técnicos e graduados em cerimônias virtuais

Publicado: Segunda, 22 de Março de 2021, 18h06 | Última atualização em Segunda, 22 de Março de 2021, 18h32 | Acessos: 108149

IFRO COL Certificacao 2021 02 26 002 juramentoO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, realizou as primeiras cerimônias virtuais de Colação de Grau e Certificação de Curso Técnico deste ano.  Ao todo, foram 154 alunos certificados no curso técnico integrado e 11 diplomados em três cursos de graduação, totalizando 165 estudantes formados.

 As cerimônias foram realizadas totalmente a distância por videoconferência através do Webex, sendo transmitidas para as redes sociais do campus, em que familiares e amigos puderam acompanhar o evento ao vivo. E as gravações das cerimônias agora estão disponíveis para visualização nas páginas do Campus Colorado no Facebook e no YouTube.

Para o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, que presidiu as duas cerimônias, mesmo que os eventos não tenham sido virtuais, ainda foi muito especial para todos que participaram. Ele também parabenizou os formandos pela conquista da formatura.

“Estamos muito felizes por colocar à disposição da sociedade esses novos profissionais. Acredito que todos os formados aqui conseguirão entrar no mercado de trabalho, pois as universidades e os institutos federais são instituições públicas de qualidade e que qualificam as pessoas para de fato colaborarem para a melhoria da nossa realidade. Eu desejo aos recém-formados muito sucesso na nova jornada que iniciam agora. Acredito que vocês farão valer a pena o esforço que vocês desempenharam na sua formação, a dedicação de nossos servidores e servidoras e, acima de tudo, o investimento da sociedade que possibilitou a vocês estudarem conosco”, declarou Uberlando.

O Reitor ainda elogiou a todos por superarem os desafios impostos pelo cenário de pandemia. “Sabemos que foi desafiador concluir a formação e colocar à disposição da sociedade novos profissionais, com a certeza de serem profissionais competentes. O IFRO, assim como todas as outras instituições e a sociedade em geral, teve um desafio significativo em 2020. Decidimos continuar nossas atividades, sabíamos que os desafios eram grandes, mas tínhamos a certeza do compromisso dos nossos professores e técnicos, além da compreensão de nossos alunos e de toda a sociedade, de modo a fazermos tudo da melhor forma possível. Hoje, quase um ano depois, percebemos que a decisão foi acertada, pois além dos cursos já planejados pelo IFRO para 2020, foram abertas mais de 15 mil vagas e somente em 2020 capacitamos mais de 10 mil profissionais em nosso estado”, comentou o Reitor.

O Diretor-Geral do Campus Colorado do Oeste do IFRO, Marcos Aurélio Anequine de Macedo, destacou que foi com grande alegria que o campus realizou estes eventos. “Nestes dias os nossos corações se enchem de alegria, pois estamos presenciando mais essa conquista. Todas as noites mal dormidas e todos os trabalhos, provas, estágios e pesquisas foram vencidas e os formandos enfim celebraram esta vitória. Desejo de coração que tenham êxito nas próximas fases das suas vidas e lembrem-se de serem pessoas boas, honestas e comprometidas com o bem comum, respeitando seus juramentos, sendo pessoas que transformarão o mundo para melhor. Sejam as sementes de um futuro próspero”, realçou.

Na oportunidade, o Diretor parabenizou também os que direta ou indiretamente ajudaram na formação dos estudantes. “Nunca se esqueçam do IFRO e do esforço de todos nós para que vocês tivessem a melhor formação possível. Trabalhamos com amor e dedicação para transformar vidas e proporcionar educação de qualidade. E lembrem-se também que nesta trajetória acadêmica muitas pessoas contribuíram para o êxito alcançado por vocês, especialmente os seus familiares. Por isso, cumprimento e parabenizo também seus familiares que confiaram a educação e a formação de seus filhos a esta instituição”, afirmou o Diretor.

Mais de 150 técnicos certificados

Na Cerimônia de Certificação do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio foram certificados 154 novos técnicos, cuja turma de formandos foi nomeada “Cultivadores do Amanhã”. A cerimônia foi realizada em 26 de fevereiro de 2021, sendo transmitida ao vivo para os canais do campus nas mídias sociais. A gravação da cerimônia agora está disponível para visualização no Facebook e YouTube.

Eduarda Caroline Machado de Souza, oradora do Curso Técnico em Agropecuária, iniciou seu discurso com agradecimentos aos familiares pelo apoio e pela fé no potencial de seus filhos e ao IFRO por todo o suporte oferecido ao longo dos anos de estudo. “Obrigada aos servidores do Campus Colorado do Oeste, a todos os técnicos administrativos, aos profissionais terceirizados, à equipe do Depae e nossos sinceros agradecimentos aos professores e técnicos dos setores por serem nossos mentores durante essa intensa trajetória, nos ensinarem a ser profissionais e, acima de tudo, ensinaram lições para a vida. Todos os nossos mestres são grandiosos exemplos que levaremos para sempre em nossa caminhada”, destacou.

Aos seus agora colegas de profissão, a oradora deixou uma mensagem de encorajamento. “Somos a primeira turma do Técnico em Agropecuária a ter uma formatura on-line. Essa pandemia foi apenas um dos desafios que tivemos que enfrentar. Durante esse caminho teve muito choro, muito estrese e muita ansiedade, mas também tivemos muitas alegrias. E essas sim, ficarão marcadas em nossa memória. Vencemos todos os desafios, superamos nossos próprios limites pelo nosso sonho. Agora é a hora de pensar no futuro com a certeza de que, seja lá qual for a profissão, seremos excepcionais. Desejo a todos um futuro brilhante e cheio de oportunidades. Parabéns a nós, agora Técnicos em Agropecuária!”, enfatizou Eduarda.

A paraninfa do Curso Técnico em Agropecuária, Erica de Oliveira Araújo, agradeceu a turma pela homenagem de ser escolhida como paraninfa, que para ela foi um grande elogio e retribuição. “Tivemos o convívio presencial e depois remoto em que a amizade aos poucos foi sendo forjada, estabelecida à medida que se trocava desde uma saudação até uma orientação”, comentou.

A Professora Érica também parabenizou os técnicos certificados: “É bom estar aqui, ver e sentir em cada um de vocês a alegria e a felicidade de terem vencido uma importante etapa da vida. Todos se esforçaram muito para superar as dificuldades, incluindo o período de pandemia. Também merecem elogios as mães e os pais, os maiores incentivadores, para os quais sei que é gratificante ver o momento da formatura em um curso técnico integrado pelo IFRO. Agora, um ciclo se fecha para que outro se abra. Viver novos ciclos é se permitir viver novas experiências, novos aprendizados. Busquem seus ideais, sejam felizes e procurem entusiasmo nas escolhas feitas”, concluiu.

No seu pronunciamento, a patronesse do Curso Técnico em Agropecuária, Melissa Velanga Moreira, agradeceu aos formados pelos momentos em que estiveram juntos e desenvolveram experiências incríveis. “Daqui para frente, lembrem-se que desenvolvemos atitude. Continuem alimentando humildade para conseguirem aprender sempre e reconhecer quando for necessário rever uma ação para melhorar a si mesmos. Continuem aprimorando as produções de vocês, a forma de pensar, de sentir, de escolher, para que consigam os melhores resultados possíveis; e principalmente estarem no caminho do bem, do bom, do belo, pois, desta forma, as portas das oportunidades estarão abertas”, destacou Melissa.

Cursos de Graduação recebem Colação de Grau

Na Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos Superiores foram diplomados oito concluintes de Engenharia Agronômica, duas de Licenciatura em Ciências Biológicas e uma de Tecnologia em Gestão Ambiental. A cerimônia foi realizada em 29 de janeiro de 2021, sendo transmitida ao vivo para a página do Campus no Facebook. A gravação da cerimônia agora está disponível para visualização nas páginas do campus no Facebook e no YouTube.

Em seu discurso, a oradora do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, Bruna de Souza Rodrigues, destacou a satisfação em se graduar. “É com imensa alegria que hoje celebramos a colação de grau. O caminho não foi fácil, porém hoje o sentimento é de dever cumprido. Nossa família, colegas e professores foram essenciais para que chegasse ao momento da formatura, por isso merecem nossos sinceros agradecimentos”, declarou Bruna.

O paraninfo do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, Pablo de Tarso Nordeste Almeida de Lima, realçou em seu pronunciamento a felicidade de ter contribuído para a formação dos acadêmicos do curso e vê-los formados. “Este é um momento especial para todos os formandos e para mim também, que me sinto lisonjeado por ser o paraninfo. Quando cheguei ao IFRO, fui bem acolhido por todos e me dediquei ao papel principal de um professor ao proporcionar o conhecimento para os alunos, buscando entender e resolver suas dificuldades para um melhor aprendizado. Envio virtualmente um abraço caloroso de parabenização a todos os formandos. Por fim, quero reforçar que o período em que fui professor desta turma de Gestão Ambiental foi maravilhoso”, destacou Pablo.

No pronunciamento como oradora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Jéssica Martins Gonçalves, realçou a felicidade em receberem a outorga de grau. “Superamos vários desafios nesta jornada acadêmica, sempre nos fortalecendo pela nossa vontade de ser professores. Agradecemos muito a todos os docentes pelo seu empenho, dedicação e atenção. Agradecemos também a instituição pelo compromisso com seus discentes e pelo que nos proporcionou no ensino, pesquisa e extensão. Foi esse empenho em nossa formação que nos possibilitará sermos os profissionais que nos tornaremos no futuro, esperando sermos excelentes professores, tanto quanto vocês”, finalizou Jéssica.

A paraninfa do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Marciane de Souza, parabenizou em seu discurso a conquista das graduadas em sua formação. “Quando se começa um curso, parece que nunca vai terminar, pois estudar é sofrido e trabalhoso, mas vocês, graduadas, efetivamente conseguiram. Vocês demonstraram muita força por terem começado e concluído uma graduação em licenciatura noturna. Ter um curso superior é um imenso privilégio em nosso país e fazer um curso superior em uma instituição pública de qualidade, como o IFRO, é uma honra. Por isso, comemorem essa conquista e propagem o quanto vocês se desenvolveram neste curso e o quanto vocês se tornaram pessoas melhores que lutam para que mais pessoas tenham essa oportunidade”.

Na sua fala, a oradora do Curso Engenharia Agronômica, Gabrielli Thiemy Kamiya Viotto, enalteceu as oportunidades que ela e os colegas tiveram ao estudar no IFRO. “Para nós é gratificante estar hoje aqui. Apesar de todos os imprevistos e desafios neste árduo caminho, conseguimos chegar lá e encerrar esse ciclo de nossas vidas. Expressamos nossa gratidão ao IFRO que tanto faz e tanto já fez por nós e ainda fará para outros. Eu sou testemunha disso, pois estudei aqui desde o Técnico Integrado ao Médio. Sinto-me muito privilegiada por ter tido esta e outras oportunidades, como a mobilidade internacional em que participei em 2016. E quanto ao futuro, espero que seja desafiador para todos nós e que no final estejamos como hoje: gratos por termos conseguido alcançar o que almejamos. Agradecemos a todos os professores que nos acompanharam nesta trajetória e que acompanharão as próximas turmas”, concluiu Gabrielli.

O paraninfo e Coordenador do Curso de Engenharia Agronômica, Márcio Adolfo de Almeida, enfatizou o esforço conjunto de todos para que os graduados alcançassem a colação de grau. “Sinto-me honrado e gratificado em fazer parte deste momento singular na história dos graduados. Estou aqui como um representante de todos que já contribuíram com o curso de Agronomia, pois o mérito é compartilhado com todos os professores e coordenadores que participaram de sua formação. Destaco que a conquista não vem repentinamente, mas é fruto de muitas etapas que foram seguidas. Se queremos ser alguém na vida, precisamos aprender a conviver com as adversidades e lutar por nossos objetivos. Espero que todos consigam alcançar seus sonhos profissionais e ir além para, dessa forma, retribuir tudo que seus familiares, amigos e outras pessoas fizeram por vocês. Desejo sucesso a todos os graduados e que Deus lhes proteja hoje e sempre”, finalizou Márcio.

  • IFRO-COL_Certificacao_2021-02-26_000-moisaco-formandos
  • IFRO-COL_Certificacao_2021-02-26_002-juramento
  • IFRO-COL_Certificacao_2021-02-26_006-oradora-2
  • IFRO-COL_Certificacao_2021-02-26_007-paraninfa
  • IFRO-COL_Certificacao_2021-02-26_008-patronesse
  • IFRO-COL_Certificacao_2021-02-26_009-diretor-geral-1
  • IFRO-COL_Certificacao_2021-02-26_011-reitor-1
  • IFRO-COL_Colação_de_Grau_2021-01-29_000_mosaico-graduados
  • IFRO-COL_Colação_de_Grau_2021-01-29_003_juramento_GA
  • IFRO-COL_Colação_de_Grau_2021-01-29_004_juramento_BIO
  • IFRO-COL_Colação_de_Grau_2021-01-29_005_juramento_EA
  • IFRO-COL_Colação_de_Grau_2021-01-29_006-outorga_grau
  • IFRO-COL_Colação_de_Grau_2021-01-29_007_oradora_GA
  • IFRO-COL_Colação_de_Grau_2021-01-29_008_paraninfo_GA
  • IFRO-COL_Colação_de_Grau_2021-01-29_009_oradora_BIO
  • IFRO-COL_Colação_de_Grau_2021-01-29_010_paraninfa_BIO
  • IFRO-COL_Colação_de_Grau_2021-01-29_011_oradora_EA
  • IFRO-COL_Colação_de_Grau_2021-01-29_012_paraninfo_EA
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.