Campus Colorado encerra curso FIC Preparatório ENEM 2019

Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 12h28 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 12h28 | Acessos: 34073

curso enem ifro colorado 001Após receber demandas das Escolas Estaduais, a Coordenação de Formação Inicial e Continuada do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Colorado do Oeste, ofertou o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2019). O curso teve como público os alunos do ensino médio das escolas públicas do município de Colorado do Oeste, sendo realizado duas vezes por semana no auditório da Escola Paulo de Assis Ribeiro.

O projeto do curso contemplou todas as áreas relacionadas ao Exame Nacional, sendo, Matemática, Português, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Sociologia, Filosofia e Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol).

Participante do curso, a aluna Amanda Felipetto relata que a oportunidade foi uma preparação a mais, ajudando a revisar conteúdos, complementando os conhecimentos adquiridos ao longo do Ensino Médio, e que os professores ensinaram métodos que auxiliaram na resolução das questões, com aulas dinâmicas e exercícios específicos para a prova do ENEM. “Com certeza vai contribuir para meu sonho de ingressar num curso de Engenharia Aeronáutica ou Mecânica”, afirmou.

Bruno Silva Medeiros relata que percorria um trajeto de 40 km por dia para participar do curso. Morador da zona rural do município ele diz que as aulas são excelentes, que contribuem para aprimorar os conhecimentos das aulas regulares e que todo esforço para aprender é válido. Bruno saía da casa dos avós as 17h30 para chegar no horário inicial das aulas, até mesmo em dias de chuva, isso tudo para alcançar o objetivo de ingressar em um curso de Engenharia Elétrica.

A aluna da escola Manoel Bandeira, Ana Beatriz Nóbrega Guarnieri, relata que o curso expande os conhecimentos, prepara para o ENEM e faz aumentar as chances de ingressar em ótimos cursos de graduação. Ana tem objetivo de ingressar no curso de Direito e destacou as aulas de Química e Biologia, principalmente pela forma que os professores solucionam as questões por eliminação.

Louise Vilela, também aluna da escola Manoel Bandeira, ainda está cursando o 2º ano do Ensino Médio, e diz que as aulas incentivaram ainda mais a se preparar para o ENEM, apontando a interação dos professores e as didáticas como ponto forte do curso. “Espero que no próximo ano esse curso seja ofertado novamente, ele é uma motivação a mais para quem busca ingressar no ensino superior”, destacou Louise.

A supervisora escolar da escola Paulo de Assis, Valdete Bolsoni, realçou a parceria do IFRO na preparação dos alunos da rede pública estadual. “Certamente teremos um resultado gratificante para nossos alunos. Essa é uma oportunidade extraordinária para eles, o IFRO é reconhecido pela qualidade do ensino e ter esses profissionais contribuindo com o aprendizado é excelente”. Ela lembra ainda que em Colorado não existe cursinhos pré-vestibular, e o IFRO ofereceu essa possibilidade com excelentes professores.

Nilma Mendes Souza Neri, supervisora pedagógica da escola Manoel Bandeira, relata que os alunos participantes adoraram as aulas, fazendo um paralelo entre o que aprendem na escola. Ela lembra que o Manoel Bandeira já tem um histórico muito bom no ENEM 2018 e que com essa parceria com o IFRO e as ações da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) tendem a melhorar ainda mais os próximos resultados.

A coordenadora dos Cursos de Formação Inicial e Continuada, Damaris Suelen Nascimento, relata que esse projeto só foi possível porque os professores do IFRO abraçaram a ideia, prepararam materiais didáticos para auxiliar e deixar as aulas mais dinâmicas. “O curso foi ofertado no período noturno para melhor atender o público, com aulas interativas, o que facilitou o processo de ensino aprendizagem e consequentemente permitirá o maior desempenho dos mesmos em provas diversas, especialmente o ENEM. Além disso, vejo a possibilidade desse projeto continuar nos próximos anos, e será uma ótima oportunidade do Instituto Federal reforçar seu compromisso com a comunidade”, disse.

O chefe do Departamento de Extensão, Willian Mota, acompanhou todo o processo, desde as primeiras conversas com os representantes das escolas até a aula final. Segundo ele, é gratificante ver que o IFRO pode ajudar a mudar a realidade das pessoas, contribuir com a formação. “O curso é um complemento do aprendizado que esses alunos vêm obtendo no Ensino Médio junto de seus professores. Nosso objetivo é de contribuir, potencializar os conhecimentos adquiridos ao longo do ensino médio, unir forças em prol do sucesso desses alunos”. Willian lembra que foram três meses de muita dedicação, tanto dos alunos como dos professores que atuaram no curso, e agradece a todos que colaboraram.

• curso-enem-ifro-colorado-001
  • curso-enem-ifro-colorado-002